Menu

Brasil reafirma apoio a política de ‘uma só China’ durante visita de chanceler chinês

O Ministro das Relações Exteriores do Brasil, embaixador Mauro Vieira, confirmou nesta sexta-feira, 19, o apoio do Brasil à política de “Uma Só China”. Esta posição foi reiterada em encontro com o Ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, que chegou ao país na quinta-feira, 18. A política de “Uma Só China” reconhece o […]

1 comentário
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

O Ministro das Relações Exteriores do Brasil, embaixador Mauro Vieira, confirmou nesta sexta-feira, 19, o apoio do Brasil à política de “Uma Só China”.

Esta posição foi reiterada em encontro com o Ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, que chegou ao país na quinta-feira, 18.

A política de “Uma Só China” reconhece o governo de Pequim como representante legítimo de toda a China, incluindo Taiwan como parte do território chinês.

Esta declaração ocorre logo após as eleições presidenciais em Taiwan, onde o partido vitorioso se opõe à unificação com a China.

O presidente-eleito de Taiwan, Lai Ching-te, defendeu a independência da ilha após sua vitória no sábado, 13. O Partido Democrático Progressista de Taiwan alcançou sua terceira vitória consecutiva na presidência da ilha.

No âmbito das relações bilaterais, Brasil e China assinaram um acordo para estender o período máximo dos vistos de 5 para 10 anos, facilitando viagens por negócios, turismo ou visita.

Além disso, os ministros discutiram questões globais, incluindo as guerras na Ucrânia e na Faixa de Gaza, e as celebrações dos 50 anos de relações diplomáticas entre os dois países, previstas para 2024.

O encontro também preparou o terreno para futuras visitas diplomáticas, incluindo a do vice-presidente brasileiro, Geraldo Alckmin, a Pequim, e a visita do presidente chinês Xi Jinping ao Brasil em novembro para a cúpula do G20.

Confira!

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Saulo

19/01/2024 - 17h43

Taiwan é uma democracia e a China uma ditadura comunista…de qual lado o Brasil está ? Dá merda como sempre.


Leia mais

Recentes

Recentes