O preço médio do diesel S-10, amplamente utilizado em todo o país, apresentou uma queda de 0,65% nos postos brasileiros durante a primeira quinzena de janeiro em comparação ao fechamento de 2023, atingindo a marca de 6,14 reais por litro.
Essa redução nos preços foi atribuída aos cortes de preços realizados pela Petrobrás e à reoneração de tributos federais, de acordo com informações divulgadas pelo Índice de Preços Edenred Ticket Log (IPTL) nesta segunda-feira.
O diesel comum também registrou uma diminuição de 0,5% no mesmo período, alcançando um valor médio de 5,99 reais por litro.
Essas análises se baseiam nos abastecimentos realizados em 21 mil postos credenciados da Edenred Ticket Log em todo o território nacional.
Douglas Pina, diretor-geral de Mobilidade da Edenred Brasil, observou que “a redução nos preços do diesel anunciada no final de dezembro, combinada com a reoneração do combustível que passou a valer desde 1º de janeiro, resultou em uma queda sutil de menos de 1% no preço repassado aos motoristas.”
Essa diminuição de preços ocorreu após a Petrobrás ter reduzido o preço médio do diesel em suas refinarias para as distribuidoras em duas ocasiões, em 8 de dezembro e 27 de dezembro, com quedas de 6,7% e 7,9%, respectivamente.
É importante destacar que o repasse dos ajustes realizados pela Petrobrás nas refinarias para os consumidores finais nos postos não ocorre de forma imediata e está sujeito a uma série de fatores, incluindo impostos, margens de distribuição, revenda e a inclusão de biocombustíveis.
Com informações da Reuters