Ação desta data visa a identificação de mentores intelectuais, financiadores e incitadores de atos antidemocráticos ocorridos entre o fim de outubro de 2022 e janeiro de 2023
A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (18/1) a 24ª fase da Operação Lesa Pátria, com o objetivo de identificar pessoas que planejaram, financiaram e incitaram atos antidemocráticos ocorridos entre outubro de 2022 e o início do ano passado, no interior do estado do Rio de Janeiro/RJ.
Ao todo, estão sendo cumpridos 10 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Supremo Tribunal, nos estados do Rio de Janeiro (8) e no Distrito Federal (2).
Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, associação criminosa e incitação ao crime.
As investigações continuam em curso e a Operação Lesa Pátria é permanente, com atualizações periódicas acerca do número de mandados judiciais cumpridos e pessoas capturadas.
Confira o último balanço da operação: https://www.gov.br/pf/pt-br/assuntos/noticias/2024/01/policia-federal-divulga-balanco-da-operacao-lesa-patria
Publicado originalmente pela PF em 18/01/2024 – 06h22