A BYD, gigante no setor de fabricação de carros elétricos, anunciou a introdução do seu próprio navio cargueiro, denominado “Explorer Nº 1”.
Este navio tem a capacidade de transportar até 7 mil veículos e já embarcou em sua viagem inaugural. Partindo do porto de logística em Shenzhen, China, o “Explorer Nº 1” foi oficialmente entregue na última quarta-feira (10) em outra província chinesa, iniciando sua jornada rumo à Europa.
Construído pela China International Marine Containers, uma empresa subsidiária do grupo, o navio está equipado com um sistema de propulsão híbrido, utilizando combustível convencional e gás natural. Essa tecnologia é destacada por suas baixas emissões de nitrogênio e enxofre, contribuindo para um perfil mais sustentável.
O “Explorer Nº 1” é o primeiro de uma série de sete navios cargueiros planejados para serem lançados nos próximos dois anos.
Estes navios deverão integrar a tecnologia de bateria de armazenamento de energia desenvolvida pela BYD.
Com dimensões de 199,9 metros de comprimento e 38 metros de largura, o navio alcança uma velocidade máxima de 19 nós (aproximadamente 35,1 km/h).
Após um ano de sucesso, com a exportação de 242.765 veículos e venda de mais de 3 milhões de veículos, a BYD tem planos ambiciosos para 2024.
A expansão de sua frota de navios promete aumentar significativamente a capacidade logística da empresa. Além disso, há a possibilidade de os navios serem utilizados em parcerias para transportar veículos de outras fabricantes chinesas.
No Brasil, a BYD continua sua trajetória de crescimento. O modelo elétrico Dolphin foi o mais vendido no país em 2023, com mais de 4,5 mil unidades vendidas de junho a novembro.
Além de ser eleito o Carro do Ano 2024, a empresa aguarda com expectativa o início das operações de sua fábrica em Camaçari, na Bahia, anteriormente pertencente à Ford.