Um recente estudo realizado pelo instituto Paraná Pesquisas, entre 11 e 16 de janeiro, aponta Capitão Wagner (União Brasil) como líder nas intenções de voto para a prefeitura de Fortaleza.
O levantamento, divulgado nesta quarta-feira, 17, mostra que Wagner tem 38,5% das preferências no cenário principal, seguido pelo atual prefeito José Sarto (PDT), que registra 21,8%.
A pesquisa, com margem de erro de 3,5 pontos percentuais, também destacou outros candidatos:
André Fernandes (PL) com 9,1%, Evandro Leitão (PT) com 6,5%, e Eduardo Girão (Novo) com 5,3%. Além disso, 10,3% dos entrevistados optaram por voto branco, nulo ou nenhum, enquanto 6,3% estão indecisos ou não responderam.
Em um segundo cenário, onde a candidata do PT é a ex-prefeita Luizianne Lins, Wagner mantém a liderança com 35,6%, seguido por Luizianne com 20,8% e Sarto com 17,5%. Neste caso, Luizianne e Sarto estão tecnicamente empatados dentro da margem de erro.
Historicamente favorito, Wagner já liderou pesquisas anteriores nas eleições municipais de 2020 e estaduais de 2022, mas acabou derrotado em ambas.
Em 2020, perdeu para Sarto no segundo turno, e em 2022, foi superado por Elmano de Freitas (PT) já no primeiro turno.
Quanto à gestão atual, o prefeito José Sarto enfrenta um cenário desafiador. Ele não lidera em nenhum dos seis cenários propostos pela Paraná Pesquisas. Sua administração conta com 45,4% de aprovação e 48,9% de desaprovação, com 5,8% dos eleitores indecisos.
A situação do PDT, partido de Sarto, é complexa, especialmente após o rompimento entre Ciro e Cid Gomes. O partido, que tinha uma aliança com o PT, rompeu essa parceria na eleição de 2020, culminando na vitória de Elmano de Freitas.
A Paraná Pesquisas entrevistou 800 moradores de Fortaleza para compor esse levantamento.
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!