Menu

STF e PGR abrem fogo contra Sergio Moro

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, atendendo a solicitações da Polícia Federal e da Procuradoria-Geral da República, determinou a instauração de um inquérito na Corte. O foco da investigação é o ex-juiz Sergio Moro e procuradores envolvidos em um acordo de delação premiada, apontado como o ponto inicial da Operação Lava Jato. […]

4 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
AGÊNCIA SENADO

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, atendendo a solicitações da Polícia Federal e da Procuradoria-Geral da República, determinou a instauração de um inquérito na Corte.

O foco da investigação é o ex-juiz Sergio Moro e procuradores envolvidos em um acordo de delação premiada, apontado como o ponto inicial da Operação Lava Jato.

Sergio Moro, ao ser questionado, afirmou desconhecer tal decisão e reiterou a ausência de irregularidades no processo. O inquérito foi motivado por alegações apresentadas ao STF por Tony Garcia, ex-deputado estadual do Paraná e figura relevante na política local no início dos anos 2000.

Tony Garcia celebrou um acordo de delação premiada com Moro, na época em que este era titular da 13ª vara federal.

O acordo consistia em Garcia atuar como um informante secreto, coletando evidências contra membros do Poder Judiciário e do Tribunal de Contas do Estado, entre outras autoridades.

Documentos referentes a este acordo, mantidos em sigilo por quase duas décadas na 13ª vara de Curitiba, chegaram ao STF após o juiz Eduardo Appio, que já deixou a vara, tomar conhecimento do seu conteúdo. Gravações indicam que Moro dava instruções ao seu réu sobre o processo.

Moro nega a existência de ilegalidades, alegando que a prática da colaboração premiada na época não seguia o mesmo padrão legal atual. Ele também nega ter obtido gravações de membros do Judiciário.

A investigação foi encaminhada ao STF, onde a Polícia Federal e a Procuradoria-Geral da República foram consultadas. Tony Garcia foi ouvido em três audiências por videoconferência no STF e entregou todos os documentos do processo à Polícia Federal.

A Procuradoria-Geral da República, em um documento, destaca que o acordo de colaboração parece ter sido usado como um meio de coação ilegal.

A Polícia Federal, por sua vez, suspeita que a delação premiada foi empregada como ferramenta de chantagem e manipulação probatória.

Os investigadores acreditam ser necessário aprofundar as investigações para verificar a ocorrência de possíveis crimes como concussão, fraude processual, coação, organização criminosa e lavagem de dinheiro.

Tanto a Polícia Federal quanto a Procuradoria-Geral da República solicitaram expressamente que Moro, sua esposa Rosângela Moro, e procuradores envolvidos no acordo de Tony Garcia e na Operação Lava Jato sejam incluídos como investigados.

Toffoli autorizou a abertura do inquérito e as diligências requisitadas pela Procuradoria-Geral da República no dia 19 de dezembro. A decisão está sob sigilo.

Acesse a íntegra da decisão clicando aqui.

Com informações do blog da Daniela Lima (G1)

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Patriotário

16/01/2024 - 19h00

Marreco é um tremendo safado.
Quem o defende é pior.
Além de safado, desgraçado.
Com essa conversinha mole, esse ba baca costuma vir aqui nos comentários tentar forçar a barra pra algum desavisado.

Jhonny

15/01/2024 - 19h09

Tony Garcia e Toffoli….kkkkkkkkkkkkkkk

Sò isso ja diz tudo.

carlos

15/01/2024 - 15h40

Esse bandidao, se juntou com o bandidao dalangnol pra fazerem a roubalheira juntos percorreram o mundo com do povo brasileiro, ou seja: fazendo farra com chapéu alheio, agora vai perder o mandato vai ser cassado por auzenciadr prova na prrstaçao de conyas de campanha. Tendo gasto ilegalmente alem do dinheiro nao ser seu.tudo comprovado.

EdsonLuiz.

15/01/2024 - 13h25

É PERSEGUIÇÃO
CONTRA O CARA!

LULA ESTÁ PERSEGUINDO
SÉRGIO MORO!

■■Todo o roubo, toda a corrupção, toda a trama da quadrilha que juntou políticos, empreiteiros de obras e doleiros usou a Petrobras para roubar e depois, em socorro dos delinquentes corruptos, veio a parte do judiciário que queria, vai-se saber por quais motivos, dar proteção e deixar todos os corruptos impunes.

Lula roubou!
Odebrecht roubou!
Eduardo Cunha roubou!
Léo Pinheiro roubou!
Sérgio Cabral roubou!

E nenhum pagou a pena::
■Lula está solto!
■Odebrecht está solto!
■Eduardo Cunha está solto!
■Antônio Palocci está solto!
■José Dirceu está solto!
■………………………………..!

Mas para os corruptos que estão impunes… principalmente para Lula e para o PT…
…FICAREM IMPUNES NÃO BASTA.

Eles, Lula à frente, têm que desgraçar quem os desmascarou.

■■■Lula roubou dinheiro público!
■■$Bilhões!

■DINHEIRO PÚBLICO !
■BILHÕES !
=》Com o dinheiro público que Lula roubou daria para comprar, por exemplo, MILHARES DE RESPIRADORES para os hospitais.

Durante a pandemia de Covid, os hospitais em todo o Brasil precisaram de dezenas de milhares de respiradores.
=》■Quantas pessoas chegaram aos hospitais com Covid, não encontraram respiradores e… MORRERAM.

■■■Imagina, das centenas de milhares de pessoas que morreram de Covid, quantas mortes não foram porque Bolsonaro não teve capacidade ou vontade de comprar equipamentos a tempo…

■■■Mas imagina também, das centenas de milhares desses mortos por Covid, quantos teriam sobrevivido se Lula, em vez de ter roubado $Bilhões no Mensalão e no Petrolão junto com os Odebrecht e os outros corruptos, houvesse usado o dinheiro para comprar respiradores, remédios e outros equipamentos… e os dentes que chegassem aos hospitais encontrassem esses equipamentos, mesmo com alguns anos de uso…

Nós precisamos é punir os ladrões e irresponsáveis e não ficar perseguindo um ex-juiz por vingança por ter desmascarado corruptos.

■■Dirão::
■Áh, mas ele depois foi se juntar à Bolsonaro.
=》E daí?
Burrice de Sérgio Moro ter ido se juntar a Bolsonaro, que é também um delinquente como os delinquentes que o ex-juiz combatia.
BURRICE DEPLORÁVEL!

=> Mas eu estou falando aqui é de perseguir um cara por ódio por ele ter desmascarado uma quadrilha de corruptos que roubou dinheiro público!
■E quanto de dinheiro Lula não pode estar roubando novamente?

O processo de Lula, que esperaram e depois foi devolvido para novo julgamento para que a punição valesse, foi arquivado porque o tempo para novo julgamento prescreveu pela idade de Lula, e não porque ele foi inocentado.

E se o ex-juiz houvesse sido ele o ladrão e roubado contra Lula para condená-lo era só Lula processar Sérgio Moro na justiça.

■■E por que não processa?
Se alguém agisse errado contra mim…
Se alguém agisse errado contra você…
=>Se eu ou você fossemos parar na cadeia por causa dessa pessoa, nós o processariamos com certeza!
■■Só não processaríamos se estivéssemos dizendo que a pessoa nos acusou sem provas, mas isso não fosse verdade e nós só estivéssemos falando para confundir e as pessoas pensarem que nós somos honestinhos e inocentinhos.

Mas se fosse verdade que a pessoa nos prejudicou, NÓS PROCESSARÍAMOS!

Lula não processa Sérgio Moro porque é mentira de Lula que o ex-juiz o perseguiu.
■■■Lula é corrupto e roubou dinheiro público mesmo!

É Lula que está perseguindo o ex-juiz!


Leia mais

Recentes

Recentes