As exportações militares alemãs para Israel aumentaram quase 10 vezes à medida que a via rápida de Berlim permite
As aprovações de exportações alemãs de defesa para Israel neste ano aumentaram quase dez vezes em relação ao ano passado, com Berlim tratando os pedidos de licença como uma prioridade desde que militantes do Hamas atacaram Israel no mês passado, disse uma fonte do governo alemão nesta quarta-feira.
A partir de 2 de novembro, o governo alemão aprovou a exportação de equipamento de defesa no valor de cerca de 303 milhões de euros (323 milhões de dólares) para Israel. Em comparação, foram aprovadas exportações de defesa no valor de 32 milhões de euros em todo o ano de 2022.
A maioria das licenças de exportação individuais – 185 de 218 – foram concedidas após o ataque de 7 de outubro a Israel.
“Após o ataque terrorista do Hamas a Israel, os pedidos de exportação de equipamento militar para Israel estão a ser priorizados e aprovados pelo governo federal”, disse a fonte.
Mesmo com o aumento, Israel é responsável por uma parcela menor das exportações militares da Alemanha, que totalizaram 8,76 mil milhões de euros nos primeiros nove meses de 2023.
A Alemanha fornece principalmente a Israel componentes para sistemas de defesa aérea e equipamentos de comunicação, de acordo com a agência de imprensa alemã dpa, que primeiro divulgou os números.
Publicado originalmente por Reuters