A Arábia Saudita está acompanhando os ataques aéreos dos EUA e da Grã-Bretanha ao vizinho Iêmen com “grande preocupação”, disse um comunicado do Ministério das Relações Exteriores na sexta-feira, pedindo contra a escalada.
“O Reino da Arábia Saudita acompanha com grande preocupação as operações militares que ocorrem na região do Mar Vermelho e os ataques aéreos a vários locais na República do Iêmen”, refere o comunicado, apelando à “autocontenção e evitando a escalada”.
A declaração sublinhou a “importância de manter a segurança e a estabilidade da região do Mar Vermelho, onde a liberdade de navegação é crucial”.
Na noite de quinta-feira, as forças dos EUA e do Reino Unido lançaram ataques aéreos contra os Houthis apoiados pelo Irã no Iémen, chamando-os de “ação defensiva” após ataques a navios no Mar Vermelho.
Ataques aéreos envolvendo caças e mísseis Tomahawk atingiram várias posições Houthi, informou a mídia ocidental.
O presidente dos EUA, Joe Biden, disse em comunicado que “não hesitará” em ordenar novas ações militares, se necessário.
“Hoje, sob minha orientação, as forças militares dos EUA – juntamente com o Reino Unido e com o apoio da Austrália, Bahrein, Canadá e Holanda – conduziram com sucesso ataques contra uma série de alvos no Iêmen usados pelos rebeldes Houthi para pôr em perigo a liberdade de navegação no Iêmen, uma das vias navegáveis mais vitais do mundo”, disse Biden.
Ele chamou os ataques de uma “resposta direta” aos ataques “sem precedentes” dos Houthis, “incluindo o uso de mísseis balísticos antinavio pela primeira vez na história”.
Publicado originalmente por Arab News em 12/01/2024