Scholz e Milei discutem acordo comercial entre UE e Mercosul

REPRODUÇÃO

O Chanceler alemão Olaf Scholz e o Presidente argentino Javier Milei mantiveram uma conversa telefônica na noite de terça-feira, 9, abordando as negociações para a conclusão do acordo comercial entre a União Europeia (UE) e o bloco comercial sul-americano Mercosul. A informação foi confirmada pelo porta-voz do governo alemão, Steffen Hebestreit.

De acordo com Hebestreit, durante a ligação, “eles discutiram questões bilaterais e multilaterais, bem como o acordo de associação entre a União Europeia e os países do Mercosul. Eles concordaram que as negociações sobre o acordo deveriam ser finalizadas em breve.”

As negociações para o acordo datam de junho de 2019, quando a UE e o Mercosul alcançaram um consenso político para um acordo de comércio livre, após um processo de duas décadas de negociações.

No entanto, o acordo ainda não foi ratificado e enfrentou obstáculos, incluindo a proposta de alterações por parte da UE, que busca impor requisitos e obrigações ambientais mais rigorosos para os países sul-americanos.

Alguns membros do Mercosul, notavelmente o Brasil, manifestaram oposição a essas alterações.

O Mercosul, também conhecido como Mercado Comum do Sul, é um bloco comercial sul-americano composto por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, com a Bolívia atualmente em processo de adesão.

Fundado em 1991, o bloco estabeleceu uma união aduaneira e um mercado comum na capital paraguaia, Assunção. Com uma população de 250 milhões de pessoas e representando mais de 75% do PIB total do continente, o Mercosul detém um papel significativo na economia regional.

Redação:
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.