O ministro do Comércio da China, Wang Wentao, expressou preocupação com as restrições impostas pelos Estados Unidos à exportação de máquinas de litografia para a China.
Durante um telefonema com a secretária de Comércio dos EUA, Gina Raimondo, na quinta-feira, Wang discutiu as implicações dessas medidas, conforme relatado pelo Ministério do Comércio chinês.
Os Estados Unidos têm aplicado controles de exportação para limitar o acesso da China a tecnologias avançadas, incluindo chips e equipamentos de fabricação de chips.
Estas restrições visam conter o avanço da China em áreas como inteligência artificial e capacidades computacionais para uso militar. Adicionalmente, os EUA têm incentivado aliados e principais fornecedores a adotarem medidas similares.
Segundo um comunicado do Ministério do Comércio da China, Wang Wentao abordou especificamente as restrições à exportação de máquinas de litografia por terceiros para a China, a investigação dos EUA sobre a cadeia de fornecimento de chips legados, e as sanções que afetam empresas chinesas.
A Holanda, onde está localizada a ASML, líder mundial na fabricação de equipamentos de chips, é um dos países afetados por essas restrições.
Em 1º de janeiro, a ASML anunciou que o governo holandês cancelou uma licença de exportação para alguns de seus equipamentos destinados à China.
Enquanto as máquinas de litografia ultravioleta extrema (EUV) da ASML já estavam restritas e não exportadas para a China, novas proibições dos EUA em outubro também barraram o envio de modelos mais antigos de equipamentos semicondutores DUV.
No terceiro trimestre de 2023, a China representou 46% das vendas da ASML, sendo seu maior mercado.
Shu Jueting, porta-voz do Ministério do Comércio, expressou em conferência de imprensa a preocupação da China com a interferência direta dos Estados Unidos nas exportações de máquinas de litografia por empresas holandesas.
A China opõe-se firmemente à maneira como os EUA estão usando o controle de exportações e insta a Holanda a respeitar os acordos comerciais estabelecidos.
Além disso, a discussão entre Wang e Raimondo abordou a preocupação de Pequim com uma pesquisa do Departamento de Comércio dos EUA sobre a aquisição de chips legados por empresas americanas.
O Departamento de Comércio dos EUA afirmou que essa pesquisa visa mitigar riscos de segurança nacional e se concentrará no uso de chips legados fabricados na China em setores industriais críticos dos EUA.
O encontro entre Wang e Raimondo também destacou o delicado equilíbrio entre as preocupações de segurança nacional e a cooperação comercial e econômica.
Essas discussões refletem as crescentes tensões entre os dois países no cenário global de comércio e tecnologia, conforme informado pelo Ministério do Comércio da China.
Com informações da Reuters
Patriotário
15/01/2024 - 19h36
Esse PIANCA MOLE é um estúpido que posta asneiras aqui pra fazer propaganda ENGANA TROUXA.
o ódio tá fica tentando se passar por isentão quando na verdade é um antipetista que disfarça suas posições bozoloides, de direita podre.
Perguntemos ao canalhocrata em que página do processo está escrito uma prova contra o Lula ????
Jusemar
14/01/2024 - 20h03
Muitas vezes nos deparamos com pessoas que, por falta de conhecimento ou mesmo por alguma deficiência intelectual, postam bobagens que consolidam suas imagens como néscios, colonizados, pessoas que ão têm identidade nacional e abraçam países colonizadores como se a eles pertencessem e os defendem usando colocações boçais de diversos tipos. É o que acontece com esse EdsonLuiz. Mais um incapaz de diferenciar regime político de forma de governo, que nada sabe sobre “comunismo”(que nunca existiu na terra) ou mesmo definir “Capitalismo”. Nesses casos, por absoluta ignorância, passam a defender o país que mais assassinou civis e que mais países invadiu(84 países invadidos pelos EUA)na história do mundo assassinando mais de 40 milhões de civis. No momento, vendo o grande império do mal em queda livre e com a ascensão da China/Russia e com o mundo capotando, se desespera. Mais um gado que precisa de Freud. Não vou entrar em maiores considerações pq sigo, nessas casos, a Navalha Hitchens!
EdsonLuiz.
13/01/2024 - 18h35
■■■Após toda a ajuda que a China recebeu dos Estados Unidos e dos demais países democráticos para implantar o Capitalismo em sua economia e retirar o povo chinês da miséria a que o “comunismo” de Mao Tsé-Tung o havia condenado, a China, por seu ditador atual, Xi Jiping, que é um ditador mais cruel ainda que Mao Tsé-Tung, está articulando todos os ditadores do mundo, os de ultra-esquerda e os de ultra-direita (Rússia, Irã e outras ditaduras à direita) , articulando também todos os movimentos terroristas (Hamas, Houthis, Hezbolá…) e articulando todos os populistas que consegue (o populista Lula está junto com as ditaduras nesta articulação diabólica) para estabelecerem uma Ordem Mundial contra as democracias.
■■Agora, para a China nenhum componente tecnológico sensível deve ser permitido enquanto a China estiver ameaçando as democracias.
■■Estão certos is Estados Unidos.