A rede ferroviária de alta velocidade da China estendeu-se até 45 mil quilômetros até o final do ano passado, com o sistema ferroviário geral do país atingindo 159 mil quilômetros, segundo o China State Railway Group na terça-feira.
No ano passado, foram colocados em operação um total de 3.637 km de ferrovias e 2.776 km de ferrovias de alta velocidade.
O setor investiu 764,5 mil milhões de yuans (106,8 bilhões de dólares) em ativos fixos no ano passado, um aumento anual de 7,5%.
No ano passado, foram realizadas um total de 3,68 bilhões de viagens de passageiros e 3,91 bilhões de toneladas métricas de carga foram transportadas no sistema ferroviário, estabelecendo recordes para o transporte de passageiros e mercadorias no sistema ferroviário.
O desenvolvimento da rede ferroviária da China, especialmente do sistema ferroviário de alta velocidade, beneficiou a vida das pessoas e também impulsionou o desenvolvimento econômico.
Este ano, o setor estabeleceu como meta movimentar 3,855 bilhões de viagens de passageiros e 3,93 bilhões de toneladas de carga. Também está prevista a abertura de mais de 1.000 km de novas linhas.
Outro objetivo importante para o projeto ultramarino do setor na Europa – o trecho sérvio da Ferrovia Sérvia-Hungria está programado para começar a operar até ao final deste ano.
Publicado originalmente no China Daily em 09/01/2024 – 21:27 por Luo Wangshu