Um ano após o ataque à democracia no Brasil, Metrópoles lança documentário
No dia 8 de janeiro de 2023, a democracia brasileira enfrentou um dos seus maiores ataques. Durante um plantão de domingo, a fotojornalista Rafaela Felicciano, então funcionária do Metrópoles, testemunhou do seu local de trabalho uma multidão vestida em verde e amarelo avançando pelo Eixo Monumental em direção à Esplanada dos Ministérios em Brasília. “Peguei meu equipamento, liguei para o meu editor e avisei sobre a quantidade impressionante de pessoas que se aproximava”, relembra.
Neste 8 de janeiro, marcando um ano desses eventos, o Metrópoles apresenta um documentário especial que dialoga com personagens centrais dos acontecimentos daquele dia, abordando as decisões críticas tomadas enquanto sedes dos Três Poderes sofriam ataques, e com aqueles que registraram esses momentos. O objetivo é assegurar que as cenas registradas, embora por razões lamentáveis, sejam lembradas para que a história não se repita.
O documentário traz depoimentos de figuras como Ricardo Cappelli, nomeado naquele dia como interventor na Segurança Pública do DF; o ministro do STF Gilmar Mendes; a senadora Eliziane Gama (PSD-MA), relatora da CPMI dos eventos de 8 de janeiro; e o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, além dos relatos dos jornalistas que cobriam as invasões. Eles narram o que presenciaram no Congresso Nacional, no Palácio do Planalto e no Supremo, em um esforço para documentar e refletir sobre o impacto desses eventos na democracia do país.
O portal também preparou um site especial sobre o 8 de janeiro, com imagens das câmaras nos prédios invadidos. Clique aqui para conhecer.
Para assistir ao documentário, acesse abaixo.