O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores (PT), anunciou oficialmente nesta quinta-feira, 11, a nomeação de Ricardo Lewandowski, ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), como o novo Ministro da Justiça e Segurança Pública.
Lewandowski assumirá a liderança da pasta no lugar de Flávio Dino, que ingressará como membro do Supremo Tribunal em fevereiro.
Dino supervisionará pessoalmente a transição no ministério e permanecerá como ministro até 31 de janeiro. A posse de Lewandowski está marcada para 1 de fevereiro, de acordo com o anúncio feito por Lula.
A situação de Ricardo Cappelli, atual secretário-executivo do Ministério da Justiça, permanece incerta. Embora não esteja confirmado que Cappelli deixará o governo, a expectativa mais provável é que ele não assuma outro cargo no ministério.
O novo Ministro da Justiça deverá nomear Manoel Carlos de Almeida Neto, advogado que anteriormente ocupou o cargo de secretário-geral do STF durante a presidência de Lewandowski, como seu secretário-executivo.
Assista o anúncio!