Nesta segunda-feira, 8, o Irã declarou seu apoio à decisão da África do Sul de recorrer à Corte Internacional de Justiça (CIJ) para processar autoridades israelenses por suas ações na Faixa de Gaza.
O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã, Nasser Kanaani, afirmou que seu país respalda o uso de mecanismos internacionais para responsabilizar legalmente os oficiais israelenses, assim como a implementação de normas legais internacionalmente reconhecidas.
Em dezembro de 2023, a África do Sul apresentou um caso na CIJ, buscando medidas provisórias contra as autoridades israelenses.
A alegação da África do Sul era de que as ações de Israel na Faixa de Gaza violavam a Convenção sobre o Genocídio.
Israel, por sua vez, negou as acusações, afirmando que eram desprovidas de base factual e caracterizando-as como uma exploração do tribunal. A audiência para o caso está programada para os dias 11 e 12 de janeiro.
O conflito na Faixa de Gaza teve início quando o exército de ocupação israelita lançou uma ofensiva em 7 de outubro, com o objetivo declarado de enfraquecer o Hamas.
No entanto, após quase três meses, o objetivo não foi alcançado, e várias nações ao redor do mundo denunciaram as ações israelenses como um genocídio em Gaza.
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!