O presidente Lula já conversou com o Ricardo Lewandowski, ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF), que aceitou ser o próximo titular do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), o anúncio deve ser feito nos próximos dias de forma conjunta com a saída do ministro Flávio Dino que assumirá uma cadeira no STF no final de fevereiro.
O nome de Lewandowski já havia sido escolhido pelo presidente ainda no final do ano passado, quando ficou apenas à cargo do ministro aposentado bater o martelo final sobre ir ou não para a pasta.
Ainda em dezembro esta coluna revelou que Lewandowski teria afirmado à Lula que “missão do presidente não se nega” mas que amadureceria a ideia no últimos dias de 2023.
Também conforme adiantado pela coluna, a Justiça e a Segurança Pública continuarão sob uma mesma pasta, afastando qualquer possibilidade de que sejam desmembradas.
A informação ainda não foi confirmada oficialmente pelo Palácio do Planalto, tampouco por interlocutores do presidente como os ministros Padilha (Relações Institucionais), Rui Costa (Casa Civil) ou Paulo Pimenta (SECOM).
Resta, agora, aguardar o anúncio oficial do governo.