Em entrevista ao canal de notícias norte-americano CNBC, Daan Struyven, chefe de análise do mercado petrolífero da Goldman Sachs, emitiu um alerta relevante, afirmando que o preço do petróleo bruto poderia dobrar em meio a um agravamento dos conflitos no Oriente Médio.
Struyven fez tal afirmação, conforme informado pela agência Sputnik, enquanto observava o atual bloqueio realizado pelo grupo político Ansar Allah, também conhecido como Houthi, no estreito de Babelmândebe, que é uma via de acesso crucial ao mar Vermelho e ao canal de Suez.
O analista destacou que, se as perturbações nessa região também impactarem o tráfego de petróleo no estreito de Ormuz, os preços do petróleo podem registrar um aumento de 20% em apenas um mês.
Ele, no entanto, considerou esse cenário de uma duplicação de preços como “altamente improvável”. O bloqueio imposto pelo Ansar Allah é uma retaliação aos ataques israelenses contra o povo palestino.
Devido ao bloqueio, as empresas de frete marítimo têm sido obrigadas a desviar suas rotas, contornando o cabo da Boa Esperança, no extremo sul da África. Isso ocorre devido aos riscos envolvidos na travessia do estreito de Babelmândebe.
Além disso, o aumento nos custos de seguro dos navios contribui para a elevação dos custos de transporte. O desvio acrescenta cerca de 6 mil milhas náuticas à viagem, o que pode resultar em atrasos de até um mês nos prazos de entrega, bem como no aumento dos custos operacionais.
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!