E eles são atacados por antissemitismo
Publicado em 04/01/2024
The Economist — O que um poeta indiano, um cientista político australiano, uma trupe folclórica irlandesa, um arquiteto britânico, um fotógrafo de Bangladesh, um historiador americano do Holocausto, um compositor chileno, um dramaturgo israelense-austríaco, um jogador de futebol holandês, um jornalista alemão-nigeriano, um romancista palestino, um artista sul-africano e Bernie Sanders, o senador americano, têm em comum? Todos eles – e muitos outros também – foram abruptamente cancelados na Alemanha nos últimos três meses. As razões citadas para encerrar os seus programas, subvenções, contratos, prêmios ou reuniões com funcionários públicos variaram ligeiramente. No entanto, todos têm um único receio: que estas pessoas rejeitadas, muitas das quais são judias, possam ter dito algo que alguém possa considerar antissemita.
O ultra melindroso alemão em relação ao antissemitismo não começou em 7 de outubro, o dia em que homens armados do Hamas vindos de Gaza lançaram uma onda de assassinatos que deixou 1.200 israelitas mortos. Há um contexto que começa, obviamente, com o assassinato de 6 milhões de judeus europeus pelo regime nazi. Uma resposta a esse horror por parte das gerações subsequentes de alemães foi abraçar a criação de Israel como um “final feliz” para o seu próprio pesadelo nacional. Com o tempo, diz Eyal Weizmann, líder anglo-israelense do Forensic Architecture, um grupo de pesquisa que investigou ataques antissemitas na Alemanha, bem como violações israelenses dos direitos humanos, os alemães passaram a ver qualquer desafio a esse mito da redenção como algo semelhante a cometendo um pecado.
Esta evolução começou há décadas, com a decisão da Alemanha de oferecer reparações de guerra não apenas aos sobreviventes do Holocausto, mas também ao novo Estado Judeu. No final da década de 1960, os capítulos mais sombrios da história alemã começaram a ser explorados com maior objetividade. Este longo processo de lidar com o passado cresceu para sustentar uma nova e modesta identidade nacional alemã. Angela Merkel, chanceler de 2005 a 2021, consolidou o sentido de uma responsabilidade especial para com Israel ao sublinhar que a sua segurança faz parte da própria “razão de Estado” da Alemanha. Em 2019, ironicamente por instigação da Alternativa para a Alemanha (AFD), um partido amplamente rejeitado como fascista, os legisladores alemães adotaram uma moção que equiparava os apelos ao boicote a Israel ao antissemitismo .
Esta fusão oficial, que identifica a oposição à política israelita com a hostilidade aos judeus em geral, espalhou-se mais amplamente com a nomeação de “comissários antissemitas” do governo. As organizações que dependem de financiamento estatal, o que na Alemanha significa uma proporção muito grande, têm sido cada vez mais examinadas devido a suspeitas de que possam ultrapassar os limites vagamente definidos desta burocracia. O receio de cortes orçamentais ou do ostracismo público – a causa subjacente da onda de cancelamentos citada acima – não é injustificado, como Oyoun, um centro cultural em Berlim, descobriu em novembro. A cidade cortou abruptamente o financiamento para o local depois de ter acolhido uma ong judaica pró-paz que um comissário cultural considerou que poderia encorajar “formas ocultas” de antissemitismo.
O horror de Gaza, onde as forças israelitas já mataram mais de 18 vezes mais pessoas do que os terroristas do Hamas mataram em 7 de outubro, expôs o constrangimento da adesão unilateral da Alemanha a Israel, mas também colocou os judeus alemães num dilema. Alguns temem que a superproteção oficial possa provocar uma reação antijudaica. Em contraste, Wieland Hoban, um compositor e ativista judeu radicado em Frankfurt, sugere que o fato de o establishment alemão dizer “como ser judeu” poderia ser chamado de antissemita.
Mas talvez o conselho dado num seminário em Berlim, em dezembro, por Alon-Lee Green, um ativista israelita, seja mais fácil de ser compreendido pelos alemães. Se você realmente deseja agir como um bom amigo de Israel, disse ele, não há problema em criticar. Quando um amigo está bêbado, você não lhe dá outra bebida. Você o leva para casa e o coloca na cama.
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