Menu

Rússia foi responsável por quase metade do diesel importado pelo Brasil em 2023

Houve uma reviravolta nas importações brasileiras de diesel, principal combustível usado no país para transporte rodoviário de cargas, e o item que mais pesa em nossa balança comercial. Em 2023, a Rússia se tornou o maior fornecedor, respondendo por 47% de todo o diesel brasileiro importado. O Brasil importou o equivalente a US$ 9,68 bilhões […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Refinaria Clara Camarão, no Rio Grande do Norte, foi vendida na gestão de Bolsonaro à 3R Petroleum - Divulgação/Petrobras

Houve uma reviravolta nas importações brasileiras de diesel, principal combustível usado no país para transporte rodoviário de cargas, e o item que mais pesa em nossa balança comercial.

Em 2023, a Rússia se tornou o maior fornecedor, respondendo por 47% de todo o diesel brasileiro importado.

O Brasil importou o equivalente a US$ 9,68 bilhões em diesel em 2023, uma queda de 31% sobre o ano anterior.

Em quantidade, o Brasil importou 12 milhões de toneladas de diesel no ano passado, um declínio de 9% sobre o ano anterior.

Os Estados Unidos que haviam se tornado o principal fornecedor para o Brasil nos anos seguintes ao impeachment da presidente Dilma Rousseff, em 2016, chegando a responder por 82% de todo o diesel importado pelo Brasil em 2019, perderam mercado para a Rússia, e agora respondem por somente 26%.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes