Global Times — A computação quântica da China fez novos progressos, com seu computador quântico supercondutor de terceira geração “Origin Wukong” ficando online às 9h de sábado (6 de janeiro de 2023) na Origin Quantum Computing Technology (Hefei) Co.
Alimentado por um chip quântico supercondutor de 72 qubit chamado “Wukong chip”, o computador é o computador quântico supercondutor programável e entregue mais avançado da China, de acordo com uma declaração conjunta do Centro de Pesquisa de Engenharia de Computação Quântica de Anhui e do Laboratório Principal Provincial de Chips de Computação Quântica de Anhui compartilhada com o Global Times.
O computador quântico supercondutor é um computador quântico baseado em chips quânticos de circuito supercondutor. Internacionalmente, tanto os computadores quânticos da IBM quanto do Google aplicam essas rotas de tecnologia supercondutora.
Equipado com o sistema de medição e controle de computação quântica de terceira geração da Origin Quantum, “Origin Wukong” marcou a primeira realização na China de testes automatizados em lote de chips quânticos, indicando que a eficiência do computador quântico aumentou dezenas de vezes, disse Kong Weicheng, vice-diretor do Centro de Pesquisa em Engenharia de Computação Quântica de Anhui, disse no comunicado conjunto.
De acordo com Jia Zhilong, vice-diretor do Laboratório Provincial de Chips de Computação Quântica de Anhui, o “chip Wukong” tem um total de 198 qubits, incluindo 72 qubits de trabalho e 126 qubits de acoplador.
A Origin Quantum já entregou sua primeira e segunda gerações de computadores quânticos supercondutores ao mercado chinês. Fundada em 2017, a empresa sediada em Hefei estava por trás da primeira linha de produção de chips quânticos da China, do primeiro sistema operacional de computador quântico da China e do primeiro sistema de medição e controle de computação quântica da China. Em termos de patentes de computação quântica, a Origin Quantum ocupa a primeira posição na China e a sexta posição globalmente.
A computação quântica é vista como a alternativa mais promissora ao atual computador geral baseado em chips de silício.
A Conferência Central de Trabalho Económico, realizada em Dezembro de 2023, apelou a esforços renovados em inovações industriais e, em particular, na criação de novas indústrias, modelos e impulsos com tecnologias disruptivas e de ponta. Apelou também ao cultivo de indústrias emergentes estratégicas, incluindo a produção biológica, a indústria espacial comercial e a economia de baixa altitude, e a abertura de novas arenas para indústrias futuras, como a tecnologia quântica e as ciências da vida.