A JDE, conglomerado que detém marcas renomadas como Pilão e L’Or, oficializou nesta sexta-feira, 5, a aquisição dos ativos de café e chá do grupo JAV, ampliando seu portfólio com as linhas de café Maratá, uma presença marcante principalmente no Norte e Nordeste do Brasil.
A negociação, anunciada inicialmente em 24 de julho do ano passado, aguardava a aprovação do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) para sua efetivação.
Essa movimentação estratégica fortalece a posição da JDE, atual vice-líder do mercado, na disputa com o grupo 3corações, proprietário da marca 3 Corações e de mais de 30 outras marcas menores, que lidera o setor no Brasil.
A Maratá, classificada como a quarta maior empresa do setor pela Abic (Associação Brasileira da Indústria de Café), ficando atrás também da Melitta, representa um significativo avanço para a JDE, especialmente no Nordeste brasileiro, onde a Maratá detém uma fatia importante de um mercado liderado pela Santa Clara, parte do grupo 3corações.
Os detalhes financeiros da aquisição não foram revelados. No entanto, a JDE, que já possui forte atuação no Sul e Sudeste do país, afirma que o acordo amplia sua escala e cobertura no território nacional.
O grupo JAV, sediado em Sergipe, mantém no mercado, além da Maratá, marcas como Café Puro, Chá Maratá e Chá Castellari.
A empresa continuará atuando em outros segmentos alimentícios, incluindo sucos e achocolatados.
A JDE (Jacobs Douwe Egberts), parte da multinacional JDE Peet’s, especializada em cafés e chás com sede na Holanda, é responsável por marcas de peso no Brasil como Pilão, L’Or, Caboclo e Café Pelé.
Com informações do Café na Prensa