Menu

Fenabrave: Vendas de veículos no Brasil podem crescer exponencialmente em 2024

As vendas de veículos novos no Brasil estão previstas para aumentar em 12% este ano, alcançando 2,58 milhões de unidades, conforme anunciado por José Maurício Andreta Júnior, presidente da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Esta estimativa, contudo, poderá ser revisada para um valor mais elevado na metade do ano. Em dezembro, as […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

As vendas de veículos novos no Brasil estão previstas para aumentar em 12% este ano, alcançando 2,58 milhões de unidades, conforme anunciado por José Maurício Andreta Júnior, presidente da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

Esta estimativa, contudo, poderá ser revisada para um valor mais elevado na metade do ano.

Em dezembro, as vendas de carros, comerciais leves, caminhões e ônibus novos no Brasil cresceram 14,6% em comparação com dezembro de 2022 e quase 17% em relação a novembro, totalizando 248,5 mil unidades. Este volume representa o mais alto para um único mês desde dezembro de 2019.

Marcelo Franciulli, diretor-executivo da Fenabrave, ressalta que apesar de um crescimento do PIB menor que em 2023, o mercado de veículos está se recuperando após anos de retração, gerando um sentimento de otimismo no setor.

A projeção da Fenabrave supera a da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), que prevê um aumento de 7% nas vendas para 2024, alcançando 2,45 milhões de veículos.

O otimismo da Fenabrave se baseia na expectativa de continuação do ciclo de redução de juros, ampliação do crédito, aumento da renda e iniciativas governamentais de incentivo ao setor, como o Programa Mover e o projeto de lei de depreciação acelerada.

Andreta Júnior elogiou as medidas governamentais, considerando-as benéficas para o setor automotivo.

Ele também mencionou um cenário político mais estável e a clareza das regras do Programa Mover como fatores positivos.

O setor automotivo brasileiro, que alcançou seu auge em 2012 com 3,8 milhões de veículos vendidos, tem enfrentado dificuldades desde então, oscilando em torno de 2,1 milhões de unidades. Em 2023, as vendas somaram 2,3 milhões, segundo a Fenabrave.

Andreta Júnior enfatizou a importância do crédito nas vendas de automóveis, observando uma tendência positiva de juros e câmbio, especialmente para o setor automotivo. Tereza Fernandez, da TF Consultoria, também prevê um cenário favorável para o crédito no setor ao longo de 2024.

Com informações da Reuters

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes