Atividade econômica na Zona do Euro despenca pelo décimo oitavo mês consecutivo

REPRODUÇÃO

A atividade manufatureira na zona do euro sofreu uma contração pelo décimo oitavo mês consecutivo, de acordo com a pesquisa do índice final de gerentes de compras (PMI) divulgada nesta terça-feira, 2, pela S&P Global.

O relatório revela que o PMI do setor industrial da zona do euro atingiu 44,4 pontos em dezembro, em comparação com 44,2 em novembro. No entanto, o índice ainda permanece abaixo da marca crítica de 50 pontos, que separa o crescimento da contração.

Economistas agora expressam sérias preocupações quanto à possibilidade de uma contração no Produto Interno Bruto (PIB) da zona do euro no último trimestre de 2023. O economista-chefe do Banco Comercial de Hamburgo, Cyrus de la Rubia, caracterizou a tendência como “pessimista”.

Embora tenha ocorrido uma diminuição moderada nas novas encomendas em dezembro, o índice continuou abaixo dos 50 pontos, refletindo a persistente fraqueza do setor.

Esta situação é agravada pela descoberta de que parte da atividade manufatureira em dezembro esteve relacionada com encomendas antigas, sugerindo que os fabricantes não estão otimistas quanto a uma mudança iminente de tendência.

De acordo com dados oficiais, a economia da zona do euro registrou uma contração de 0,1% no terceiro trimestre. Um segundo trimestre de contração colocaria a região na definição técnica de recessão econômica.

Redação:
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.