O presidente venezuelano Nicolás Maduro expressou forte crítica a decisão do presidente argentino Javier Milei de recusar a adesão da Argentina ao grupo dos BRICS. Em uma entrevista concedida ao jornal Le Monde diplomatique, na segunda-feira, 1º, Maduro não poupou palavras ao falar sobre a atitude do seu homólogo.
“Ao excluir a Argentina do Brics, ele [Javier Milei] está agindo contra os argentinos. Esta é uma das coisas mais desajeitadas e estúpidas que Milei fez contra a Argentina”, disparou Maduro.
Ele também comentou que tal decisão representa um retrocesso significativo para a Argentina. “Leva a Argentina de volta ao século 19”, acrescentou o presidente venezuelano.
Essa não foi a primeira vez que Maduro se posicionou criticamente em relação às políticas de Milei. Anteriormente, ele já havia atacado o programa político neoliberal e os planos do presidente argentino.
“As eleições presidenciais na Argentina foram vencidas pelo neofascismo de extrema direita – a extrema direita com um projeto colonial para a Argentina, que pretende liderar o projeto neocolonial em toda a América Latina e no Caribe”, disse Maduro durante uma transmissão na Venezuelana de Televisão, em 21 de novembro.