Menu

Ações da ASML caem depois que Holanda retira licença para algumas exportações da China

Publicado em 02/01/2024 Por Mrinmay Dey em Bengaluru, Toby Sterling em Amsterdã, Yew Lun Tian e Liz Lee em Pequim Reuters — A fabricante de equipamentos de chips de computador ASML (ASML.AS) disse que o governo holandês revogou parcialmente uma licença de exportação para o envio de algumas de suas máquinas para a China, provocando […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Nicoco Chan/Reuters/File Photo

Publicado em 02/01/2024

Por Mrinmay Dey em Bengaluru, Toby Sterling em Amsterdã, Yew Lun Tian e Liz Lee em Pequim

Reuters — A fabricante de equipamentos de chips de computador ASML (ASML.AS) disse que o governo holandês revogou parcialmente uma licença de exportação para o envio de algumas de suas máquinas para a China, provocando uma queda nas ações e críticas de Pequim nesta terça-feira.

A empresa disse que o governo retirou uma licença de exportação para algumas máquinas numa gama de modelos que, após a pressão do governo dos EUA destinada a minar a capacidade da China de fabricar os seus próprios chips, exigia uma licença holandesa desde setembro de 2023.

A ASML disse ter recebido “mais esclarecimentos sobre o escopo e o impacto” das regras mais recentes dos EUA, que, segundo ela, afetarão as vendas para “um número limitado de instalações de produção avançadas”.

Não ficou claro quantas máquinas seriam afetadas pelo cancelamento, embora a empresa tenha dito que isso não teria um impacto material nos lucros de 2023.

As ações da ASML caíram 1,3%, para 673,10 euros, às 09h53 do primeiro dia de negociação de 2024.

Nos últimos anos, a China tem sido o terceiro maior mercado da ASML, depois de Taiwan e da Coreia do Sul, mas foi o maior no terceiro trimestre de 2023, com 46% das vendas da empresa.

Os clientes chineses foram aconselhados a não esperar receber licenças para os sistemas NXT:2050i e NXT:2100i afetados pela revogação da licença a partir de 1º de janeiro de 2024.

Pequim criticou a última medida, com o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Wang Wenbin, a apelar aos Países Baixos para “protegerem os interesses comuns de ambos os países e das suas empresas e manterem a estabilidade das cadeias de abastecimento internacionais”.

Um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores holandês disse na terça-feira que analisa os pedidos de licença de exportação caso a caso, por motivos de segurança nacional.

A ASML, a maior empresa de tecnologia da Europa, domina o mercado de sistemas de litografia – grandes máquinas que utilizam feixes de luz para ajudar a imprimir circuitos, uma etapa crucial no processo de fabricação de chips.

Seus clientes na China – incluindo Semiconductor Manufacturing International Corporation (SMIC) ( 0981.HK), Hua Hong (688347.SS), Nexchip Semiconductor (688249.SS), Wuhan Xinxin Integration Dianlu Manufacture e United Nova Technology (688469.SS) – não responderam aos pedidos de comentários.

Confrontado com as restrições impostas pelos EUA, o governo chinês tem investido fortemente no desenvolvimento de uma cadeia de abastecimento de semicondutores autossuficiente. A Shanghai Micro Electronics Equipment (SMEE) é a única fabricante conhecida de máquinas de litografia na China.

No mês passado, um de seus acionistas, o Zhangjiang Group, disse que a empresa desenvolveu uma máquina de litografia para uso no nó de produção de 28 nm – várias gerações atrás dos atuais chips de ponta – no que marcaria um avanço para a empresa e para a China.

Edição: Jan Harvey

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes