Aumento expressivo nas reclamações de usuários de planos de saúde em 2023

Agência Brasil

Os usuários de planos de saúde enfrentaram um aumento significativo de 49,7% nas reclamações nos primeiros dez meses de 2023, de acordo com dados divulgados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) nesta quarta-feira (27).

A ANS revelou que tanto as queixas relacionadas à assistência quanto as não assistenciais em 2023 superaram os três anos anteriores em todos os meses do ano. O pico foi atingido em agosto, com 36.799 notificações de usuários insatisfeitos. As reclamações sobre a assistência dos planos compreenderam a maioria, representando 82,7% das notificações até outubro.

O Índice Geral de Reclamações, usado para medir a insatisfação dos usuários, aumentou consideravelmente. Os planos de assistência médica registraram 55,1 reclamações para cada 100 mil beneficiários, comparado a 24,1 em 2020, 30,2 em 2021 e 36,8 em 2022.

Os planos exclusivamente odontológicos, por outro lado, mantiveram uma média baixa, com 1,3 reclamação para a mesma quantidade de beneficiários nos primeiros 10 meses de 2023, apresentando proporções semelhantes aos anos anteriores.

Outros dados apresentados no Boletim Panorama – Saúde Suplementar da ANS mostram que o número total de usuários de assistência médica e planos odontológicos aumentou em 1,9% em relação a outubro de 2022. Destaque para os planos coletivos empresariais, que tiveram um crescimento positivo de 3,57%, enquanto os planos individuais (-1,30%) e coletivos por adesão (-2,44%) registraram variações negativas.

A ANS também observa que nos últimos cinco anos, aproximadamente 1,6% das mais de 11 milhões de internações anuais no Sistema Único de Saúde (SUS) foram de pacientes cobertos por planos privados de saúde. Além disso, dos 26,6 milhões de procedimentos ambulatoriais anuais no SUS, 4,3% foram identificados como prestados a beneficiários de planos privados.

Com informações da Agência Brasil

Redação:
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.