Inflação fecha 2023 abaixo de 5%

Foto: Helena Pontes/Agência IBGE Notícias

A prévia da inflação em dezembro de 2023 ficou em 0,40%, um aumento de 0,07 ponto percentual em relação a novembro. A divulgação foi feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) através do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15).

A principal influência para o aumento veio do grupo de Transportes, que teve uma alta de 0,77%, com destaque para as passagens aéreas que subiram 9,02%, impactando fortemente o índice geral. Em 2023, as passagens aéreas acumularam uma alta de 48,11%. No geral, o IPCA-15 do ano foi de 4,72%.

Outro destaque ficou por conta dos combustíveis, que registraram queda de 0,27%, principalmente devido à diminuição nos preços do óleo diesel, etanol e gasolina.

No setor de Alimentação e Bebidas, a alta foi de 0,54%, com aumento nos preços de itens básicos como cebola, batata-inglesa, arroz e carnes. Em contrapartida, o tomate e o leite longa vida tiveram queda nos preços.

Em relação aos índices regionais, Fortaleza e Goiânia apresentaram as maiores variações, ambas com 0,77%, impulsionadas principalmente pelos aumentos nos preços da gasolina. Já Recife teve o menor resultado, com uma queda de 0,26%, devido à redução nos preços da gasolina.

A energia elétrica residencial teve um aumento de 0,82%, influenciada por reajustes em algumas áreas pesquisadas. Além disso, a taxa de água e esgoto subiu 1,43%, impulsionada por reajustes tarifários em diversas cidades.

Em resumo, o IPCA-15 de dezembro refletiu aumentos nos preços de transporte, alimentação e itens relacionados à habitação, enquanto os combustíveis e alguns produtos alimentícios registraram queda, equilibrando os resultados. A próxima divulgação do IPCA-15 está marcada para o dia 26 de janeiro.

Redação:
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.