A mídia está usando o índice fulero da Serasa para disseminar uma mentira. Confira os prints abaixo
Aceitar um relatório do desempenho varejista no Natal, em pleno dezembro de 2023, que não considera Pix e cartões de débito ou crédito, é cuspir na cara do bom senso mais básico!
(Sim, por incrível que pareça, o “Índice Serasa” não considera vendas por pix ou cartões 🤡).
A manipulação se espalhou por quase todo o ecossistema da grande mídia.
É uma manipulação perigosa porque a economia do nosso capitalismo ultrafinanceirizado vive de expectativas.
Por sorte, a influência da grande imprensa minguou. Em outros tempos, uma mentira dessas serviria apenas para especuladores apostarem contra o país. Hoje o estrago é pequeno.
E onde está a verdade?
O certo é esperar o índice mais completo de todos, do IBGE, mas há um outro, já divulgado, bem superior ao do Serasa. É o ICVA, o índice da Cielo, uma das principais empresas brasileiras de cartão de crédito.
O índice da Cielo, que tem 900 mil lojistas credenciados, infinitamente mais objetivo e confiável, aponta uma realidade inteiramente oposta.
Segundo o ICVA, as vendas aumentaram neste Natal!
E não foi pouco.
Houve um aumento relevante de 2,4% nas vendas online e um aumento moderado de 1% nas vendas físicas, gerando média de crescimento de 1,1%, o que é um crescimento razoável.
No segmento de supermercados e hipermercados, especialmente importante porque é o lugar onde as pessoas compram comida, o aumento neste Natal foi extraordinário, de 6% sobre o ano anterior!
Vi aqui que a mídia também mentiu sobre a Black Friday.
Segundo os suspeitos de sempre, o Black Friday deste ano foi um desastre, mas segundo a Cielo foi… excelente, com aumento de 11% no e-commerce e 0,4% nas vendas presenciais!
Aqui, os links de matérias no site da Cielo:
https://blog.cielo.com.br/indice-icva/resultados-black-friday-2023/
https://blog.cielo.com.br/indice-icva/icva-aponta-crescimento-de-11-nas-vendas-do-natal/
Sem dinheiro
29/12/2023 - 17h10
Cada comentário!!!! Alguém tem acesso a toda movimentação natalina ou melhor de final de ano? Acho que ninguém pode ainda afirmar nada! Até mesmo porque os balanços ainda não fecharam. Somente ano que vem teremos números mais confiáveis e a arrecadação de impostos é um dos termômetros. Enquanto isso a tietagem política, regrada a ódio, manda no pedaço e o país e as famílias, até aonde sei continuam com pouco dinheiro e endividadas. E isso já faz algum tempo…
Patriotário
28/12/2023 - 21h11
Alexandre, Camarada. Não aperta muito o pianca mole que vai se cagar todo e não há cueca que dure …
Hahahahahahaha
Não verdade, desmascarar esse bostha n’água não é mais necessário visto que o energúmeno quer apenas passar a FALSA imagem de isentão, quando, na verdade, não passa de mais um bozoloide estúpido, das ideias da mentira, da enganação e da safadeza.
EdsonLuiz.
28/12/2023 - 11h52
O petista-bolsonarista Alexandre Nada é mesmo um idiota; mas o que Alexandre Nada poderia ser, se ele além de um petista raízes ele também é bolsonarista raiz. Se bem que eu não vejo muita diferença entre um petista e um bolsonarista.
■Quando uma besta é, além de petista raiz, também um bolsonarista raiz, ele vira uma besta quadrada!
Alexandre Neres
28/12/2023 - 11h23
“Corrigindo mais abaixo::
Onde está::
=>Sabe o que é 0,1%?
■0,1% é 100/1000 (Sim:: um milésimo).
Corrija-se para::
■0,1% é 1/1000 (Sim:: um milésimo).”
Afinal de contas, 0,1% é 1/1000, um milésimo, mesmo depois das inúmeras correções e “ripostes”, como diz ele? Sim? Hahahahaha
Alexandre Neres
28/12/2023 - 11h10
Diferentemente do cabotino do Pianca, eis a opinião sem margem a dúvidas de Roberto Campos Neto:
“-É difícil falar de 2024 sem, pelo menos, colocar em perspectiva que as análises econômicas têm errado muito ultimamente. Têm errado o crescimento, têm errado um pouco a inflação, têm errado muito o emprego, têm errado os números de crédito – disse, lembrando que esteve em reuniões em que se falava que o país teria um problema de crédito, e meses depois o país estava com números surpreendentes.”
Alexandre Neres
28/12/2023 - 10h42
Pianca aprendeu a fazer conta com o mercado.
Olha o milésimo dele? PQP!
Piada pronta. hehehehehe
Engraçado que o deus-mercado erra sempre na mesma direção. Não falo nada, apenas desconfio…
Presidente Lula, nos levando de novo ao grau de investimento!
EdsonLuiz.
27/12/2023 - 22h14
Corrigindo mais abaixo::
Onde está::
=>Sabe o que é 0,1%?
■0,1% é 100/1000 (Sim:: um milésimo).
Corrija-se para::
■0,1% é 1/1000 (Sim:: um milésimo).
EdsonLuiz.
27/12/2023 - 20h31
Alexandre Bolsonaro::
(Sim, Alexandre Bolsonaro:: porque sua cabecinha e suas práticas são uma mistura de truculência, babaquice e ignorância mais parecidas com as de Bolsonaro que com as de Lula)::
■Se você, Alexandre, não conhece P.O.R.R.A nenhuma de direito (ou prefere deixar o bom direito para lá e embarcar nas narrativas canalhinhas e convenientes e na decoreba que lhe soletram os blogues sujos do PT), e direito é o que você devia conhecer, imagina o que você pode saber de economia, que é mesmo uma ciência dificílima e triste.
Dificílima e triste porque economia é uma ciência da carência e envolvendo pessoas.
■Você sabe lá o que pode ser estudar, tratar e trabalhar só carência, falando de mercadoria e de dinheiro e, portanto, falando de capital, mas capital são relações sociais:: daí que, do que se está a falar efetivamente em economia é sempre das pessoas, uma a uma, individualmente, e de todas, no que cada uma se relaciona com o coletivo, e não das coisas, e o que as pessoas querem ouvir falar é de abundância e não de carência?
=》(mas não cabe falar em coletivo quando se fala de indivíduos em relação, porque isso seria negar a individuação).
TER QUE LIDAR COM A CARÊNCIA DAS PESSOAS E TER QUE RESOLVER ISSO COM POPULISTAS
É por isso que, em um mundo com tantos miseráveis, e em um Brasil que é a cara do mundo, dá uma tristeza desgraçada pensar economia e, na política, ter que se deparar com Lulas e Bolsonaros, com lulistas e bolsonaristas (e ainda tem aqueles que são uma soma destes dois:: como você), e saber que lidar com isso vem junto Putin, Xi Jiping, Tramp, Maduro,…
■O que se trata em economia é da carência material das pessoas e da sociedade, em suas relações de produção, mas quando alguém olha para as planilhas elas só veem números, porque uma pessoas estabelece ‘n’ relações por hora e quem pensa que consegue ver as pessoas sem saber olhar estes números e por isso chama as planilhas de neoliberalismo está ou enganada, ou enganando.
Todo mundo que fala de economia e cita o marxismo (não estou falando de citar Marx, mas o marxismo) ou está muito enganada ou está enganando muito!
ERRAR 0,1% EM UMA ECONOMIA DE MAIS DE 2TRILHÕES DE DÓLARES E ENVOLVENDO 200 MILHÕES DE PESSOAS E EM UM MUNDO DEZENAS DE VEZES MAIOR
■■Junta isso na escala de 8 bilhões e acerta, seu merda!
■A previsão média do PIB do Brasil no 3° trimestre era de -0,1% (previsão média). Deu +0,1%.
Sabe o que é 0,1%?
■0,1% é 100/1000 (Sim:: um milésimo).
Junta uma economia de mais de 200 milhões de pessoas, trata isso em um mundo de 8 bilhões de pessoas, e acerta!
Vai:: pegue primeiro algumas pilhas de livros de cálculo, porque sem função, integral e derivada não se faz economia; depois comece a ler teoria econômica e viver essa tristeza, carência e dificuldade… E tente acertar um alvo de um milésimo em uma economia de mais de dois trilhões de dólares e envolvendo 200 milhões de pessoas, como é a nossa, entornada e sendo atingida por uma economia geral de mais de 80 trilhões de dólares e envolvendo 8 bilhões de pessoas… E acerte com um desvio de 0 1%!
Acerte!
Algum sucessozinho lá do governo Joe Biden na economia, uns mesezinhos atrás, refletiu aqui na forma de um décimo, dois décimos de aumento do nosso PIB.
■Junte os números, preveja e acerte isso em uma realidade com a diversidade que a economia trata e que acaba de sair de uma pandemia e entrar em duas guerras dificílimas, como sempre provocadas pela desumanidade de ditadores e terroristas, e acerta um décimo em uma economia de 80 trilhões de dólares mergulhado nessa realidade. Acerta!
■Seu merda!
Não faz a menor ideia do que fala, mas segue falando, chamando todo mundo de imbecil…
Alexandre Neres
27/12/2023 - 14h23
Para um incauto que chegue agora nesse Portal, ficará com a impressão que o Pianca é ímplacável. Tanto critica Lula quanto seu antecessor. É um nem-nem durão. Doa em quem doer!
Afigura-se que o Pianca vai louvar seus super-heróis e conseguir exterminar a corrupção pela primeira vez na História, conquanto as mazelas do Brasil sejam outras que não as alardeadas pelos titereiros da grande mídia.
Contudo, existem os fatos. Ah, os fatos! Durante o desgoverno anterior, Pianca atacou Lula o tempo inteiro. Na intentona golpista e posteriormente, Pianca quedou silente, enquanto os prédios públicos eram depredados e os Poderes constituídos enxovalhados.
Após ser instado, de uns tempos para cá começou a citar o inominável, como quem faz um hedge para poder praticar seu esporte predileto, qual seja, atacar Lula.
Se antes o genocida não era lembrado, agora é o tempo todo. Embora o vulgo tenha a impressão de que esteja sob ataque nos seus textões enfadonhos, o que o Pianca está fazendo, na prática, é ressuscitando o inelegível, que está em viés de baixa, nominando o dito cujo direto e reto. Pianca nada mais está fazendo do que recolocando o falecido no páreo.
Pianca, que tal nos atermos aos números incontroversos? Por exemplo, a colunista Claudia Safatle, do Valor, especialista em economia, disse que, como no terceiro trimestre o PIB iria cair, o que não se confirmou, e no quarto também, poder-se-ia dizer que estávamos em recessão, tecnicamente falando. Ocorre que os resultados do ano são os seguintes: crescimento de 3% do PIB, desemprego reduzidíssimo, inflação dentro da meta (sabe qual foi a última vez que esses indicadores ocorreram ao mesmo tempo?), dólar abaixo dos R$5, bolsa com resultado histórico e assim por diante. Pianca, por que o deus-mercado errou feio todas as suas previsões? Wishful thinking? Saudades do miNto? Ou faz bem para a sociedade as especulações que essa entidade etérea vaticina em total desacordo com o senso de realidade, amplificada pela caixa de ressonância dos lugares-tenentes da imprensa dita profissional?
Fanta
27/12/2023 - 13h15
Os governos nao administram os gastos das pessoas e nem os ganhos mas administram a “coisa publica”…isso em paises normais.
A “coisa publica” no Brasil é sequestrada por facçoes de animais camuflados atras de siglas de partidos politicos (o PT em primis).
Os governos tem pouco ou nada a ver com o que as pessoas ganham ou gastam.
Patriotário
27/12/2023 - 13h02
Xingar ? hahahahahahaha
Ninguém da Esquerda xinga .
O que se faz é desmascarar canalhas, estúpidos, safados, mentirosos, manipuladores, terroristas digitais e cadelinhas pagas pela BONECA CARLUXA MANJA ROLEX, o PACHO HERRERA tupiniquim.
Não obstante, temos o já frequentador sem noção, o PIANCA MOLE ou CUECÃO CAGADO, que quer se passar por neutro pra enganar desavisado. Uma tática engana trouxa.
E o ZINHO, cadelada ??? hahahahahha seus patron vão pra CADEIA, conversar com algum PÉ DE MESA e vcs vão perder a merenda. hahahahahaha
BOZOLOIDE É UM SER PATÉTICO !!!!
EdsonLuiz.
27/12/2023 - 12h18
■■■Vendas de natal fracas não é previsão da imprensa:
■É notícia!
Claro:: são notícias iniciais repassadas por setores ligados ao comércio e indústria que a imprensa séria cumpre seu papel de repercutir, e informando fontes; se mais à frente aparecerem dados confirmando ou negando estas notícias, serão repercutidos do mesmo jeito.
■■■A abordagem feita aqui por “ocafezinho” tem o estilo de destilação de ódio dos esquemas ligados ao PT, que neste caso lança ódio contra a imprensa livre, o que já é uma leviandade e tática tradicional do ódio petista.
Surpreende um tanto observar a virulência que esta destilação de ódio está apresentando aqui.
O ódio contra a imprensa profissional e livre é porque está imprensa livre é um fator primeiro e fundamental da democracia, e o PT e seus blogues nunca gostaram da democracia e sempre atacaram a imprensa da democracia, embora o PT use a democracia para chegar ao poder.
■■Mas, voltando às vendas de natal:: ■Independentemente de as vendas neste final de ano estarem efetivamente sendo mais fracas ou não, o que à frente saberemos com mais certeza exatamente pela imprensa que não manipula a favor nem contra Bolsonaro, contra Lula e nem ninguém, que é pela imprensa profissional e livre que o PT xinga e manda xingar –e quando não é o PT quem xinga é o bolsonarismo–, independentemente do que se confirmar à frente, eu estive em centros comerciais em Vitória e no Rio de Janeiro nos últimos 15 dias:: Achei o movimento nestes locais bem fraco.
■Mas, como eu disse::
=》À frente, com os dados divulgados pela imprensa na qual se pode confiar, Estadão, O Globo, Folha, ValorEconômico… saberemos com certeza como foram as vendas neste final de 2023.
MEU AMIGO DO RJ
■No Rio eu estive com um amigo que é mágico e o que ele me desejou foram boas mágicas no ano que vem.
SUMIR COM OS CORRUPTOS DO BRASIL é a mágica que eu gostaria que fizessem:: sumir com Lula, Bolsonaro, Sérgio Cabral, com TODOS os corruptos!
=>Eu quero uma mágica que suma com os corruptos que foram desmascarados pela Operação Lava Jato, mas também com os corruptos que ainda não foram totalmente desmascarados e os que continuam anônimos.
■■■No mais, eu também desejo boas mágicas para vocês em 2024!*
*Mas não para os petistas e bolsonaristas que destilam ódio contra a democracia.
Aliás:: outra mágica que eu posso desejar é que bolsonaristas e petistas que se treinam para o ódio contra a democracia renunciem a este ódio.
Se esta mágica acontecer e petistas e bolsonaristas que produzem e espalham ódio, talvez objetivando por meio do ódio radicalizar os inocentes que eles arrebanham, renunciarem ao ódio contra as democracia e seus suportes, em 2025 desejarei a eles muito boas mágicas, como me desejou Ramon, meu amigo mágico carioca.
payment
27/12/2023 - 12h16
O fracasso da black friday foi confirmado no Natal:
https://www.metropoles.com/negocios/vendas-do-varejo-no-natal-foram-as-piores-em-tres-anos-diz-serasa
https://www.poder360.com.br/economia/vendas-do-varejo-no-natal-cairam-14-em-2023/
https://investnews.com.br/economia/brasileiro-gasta-menos-no-natal-e-varejo-tem-data-mais-fraca-dos-ultimos-3-anos/
https://exclusivo.com.br/_conteudo/varejo/2023/12/26/com-queda-de-14–atividade-do-comercio-no-natal-tem-o-pior-resultado-em-tres-anos.html
https://valor.globo.com/empresas/noticia/2023/12/26/natal-tem-pior-venda-em-tres-anos-aponta-serasa.ghtml
https://www.f5news.com.br/economia/vendas-do-varejo-no-natal-foram-as-piores-em-tres-anos-diz-serasa.html
https://inteligenciafinanceira.com.br/financas/consumo/natal-de-2023-foi-o-mais-fraco-em-vendas-em-3-anos-diz-serasa/
https://www.folhape.com.br/economia/comercio-repete-frustracao-com-vendas-na-black-friday-e-tem-o-pior/308447/
https://www.folhadoestado.com.br/economia/vendas-no-varejo-no-natal-despencaram-em-relacao-a-2022/595794
Nilson
27/12/2023 - 11h13
Um grande mérito humano, é ter a capacidade de usarmos o “logos” pra compreender a realidade, coisa que o bandoleiro e o fanta não conseguem por serem tão engajados na defesa do mito e do fascista!
tony
27/12/2023 - 10h32
Cadé o nosso Miguel do Larapio com a contabilidad do site ?
Fim dde ano està chegando e queremos saber quanto està recebendo do nosso dinheiro, se deve dar prestaçào de contas ao Pimenta, se eventualmente està sobrando dinheiro pra ele por no bolso, ecc…
O ddinheiro é dos brasileiros por tanto os mesmos devem saber o que està sendo feito com isso…
Sò fazer este papel ridiculo e imundo de capangas de facçào criminosa nao dà, tem que prestar conta também…ou nao ?
bandoleiro
27/12/2023 - 09h56
O “estilo” deste blog é o mesmo daquele lixao que chamam “Choquei”.
Fanta
27/12/2023 - 09h53
Kkkkkkkkkkkkkk…essas fascistellas vvermelhas chegam a ser pateticas…kkkkkkkkkkkkkkkkkk
As detentoras auto proclamads da democracia nao aceitam fatos e se lançam até contra a imprensa de verdade….kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
E’ isso o que dà ser pagos com dinheiro publico para fazer obra de propaganda e jagunçismo…ANIMAIS !!
ASNOS no caso !!