Circulam rumores de que o presidente da TSMC, Mark Liu, foi forçado a se aposentar devido ao investimento desastroso em fábrica no Arizona
Por Matthew Connatser
Tom`s Hardware — Em 19 de dezembro, a TSMC anunciou a aposentadoria do presidente Mark Liu, mas tem havido especulações crescentes de que o mandato de cinco anos do presidente poderia ter sido encerrado à força (via Wealth Magazine ). Vozes da mídia taiwanesa teorizam que a saída abrupta de Liu da empresa está relacionada aos atrasos na construção da fábrica da TSMC no Arizona , que Liu passou grande parte de 2023 tentando manter no caminho certo.
A aposentadoria não é incomum para alguém que trabalha há cerca de quarenta anos, mas há duas razões principais pelas quais a aposentadoria de Liu suscitou especulações. A primeira é que foi muito repentino; houve muito pouco aviso. Além disso, o comunicado de imprensa sobre sua aposentadoria veio da TSMC e não do próprio Liu. Por outro lado, o fundador da TSMC, Morris Chang , que atuou como presidente e CEO, anunciou sua aposentadoria em 2018 e fez suas próprias declarações.
De acordo com rumores da indústria, a causa imediata da remoção de Liu foram os problemas em torno do Fab 21. A construção do Fab 21 no Arizona tem sido problemática desde que começou em abril de 2021, e o presidente Liu culpou os trabalhadores locais do Arizona pelos atrasos. Sua solução para colocar o Fab 21 de volta nos trilhos foi enviar trabalhadores experientes da TSMC de Taiwan, mas isso só irritou os moradores e os sindicatos. Por fim, o presidente voltou atrás nos seus comentários sobre os trabalhadores americanos e fez concessões aos sindicatos para pôr fim ao conflito que tinha começado há meio ano.
Mas, além disso, é relatado que a posição de Liu na TSMC já era frágil devido à desaprovação de Chang pela colaboração dos EUA. Embora o fundador da TSMC não ocupe nenhum cargo oficial na empresa desde 2018, ele aparentemente é pessoalmente influente o suficiente para que sua opinião seja importante. Chang tem sido cético em relação à Lei CHIPS e às tentativas de construir novas fábricas na América, e isso refletiu negativamente na posição de Liu. De acordo com esta teoria, o presidente já estava no gelo com o seu apoio à cooperação TSMC-EUA, e os problemas no Fab 21 foram a gota d’água.
Depois de anunciar sua aposentadoria, o conselho de administração recomendou que o atual CEO da TSMC, CC Wei, sucedesse Liu como presidente. Isto poria fim ao acordo de regras duplas estabelecido após a aposentadoria de Morris Chang, a menos que Wei renuncie ao cargo de CEO após sua ascensão como presidente.
No entanto, Wei poderá manter ambas as posições para enfrentar os desafios futuros. A TSMC investiu bilhões de dólares no Fab 21 e no projeto mais amplo para reviver a fabricação de semicondutores nos EUA, mas a empresa ainda não recebeu subsídios do governo federal. O presidente Liu supostamente foi chutado por não consertar a situação, então Wei deve colocar tudo de volta nos trilhos, ou poderá enfrentar consequências semelhantes.
Matthew Connatser é redator freelancer da Tom’s Hardware US. Ele escreve artigos sobre CPUs, GPUs, SSDs e computadores em geral.
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!