Rússia diz que UE pode entrar em colapso se aceitar inclusão da Ucrânia

Sergey Guneyev, Sputnik

TASS – A adesão da Ucrânia à União Europeia minará todo o sistema pan-europeu do bloco e, em última análise, levará ao seu colapso, afirmou o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov. 

“A decisão de admitir um país como a Ucrânia na UE, independentemente de seus problemas territoriais, simplesmente minará todo o sistema do bloco. E mentes lúcidas percebem que isso será um fardo que a UE simplesmente não será capaz de suportar, [resultando no] seu colapso]”, disse o secretário de imprensa presidencial.

Peskov destacou que a discussão atualmente se refere apenas à adesão da Ucrânia à UE, enquanto um diálogo semelhante já está em andamento há muito tempo em relação às aspirações da UE de uma série de outros países. Em sua opinião, no caso da Ucrânia, os europeus estão encobrindo qualquer tentativa de compreender mais profundamente a gravidade do problema com “uma generosa dose de discussão” cheia de retórica prolixa e pomposa. “Eles são mestres nisso”, concluiu o porta-voz.

Em 15 de dezembro, os líderes da UE em Bruxelas decidiram iniciar as negociações de adesão com a Ucrânia e Moldávia, que podem começar em março de 2024 ou mais tarde. Além disso, a Geórgia recebeu o status de candidato à adesão à UE.

Redação:
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.