Poder 360: Aprovação de Lula termina o ano com estabilidade promissora

REUTERS/Ueslei Marcelino

Em um desdobramento revelador, a aprovação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores (PT), se manteve numa estabilidade considerada promissora para um primeiro ano de gestão.

Segundo uma pesquisa recente do PoderData, realizada de 16 a 18 de dezembro de 2023, a aprovação de Lula oscilou dentro da margem de erro, de 48% em setembro, para 46% em dezembro, ao passo que a desaprovação caiu 1 ponto, no mesmo intervalo, de 45% para 44%.

A pesquisa também apontou um aumento de 5 pontos percentuais na taxa de desaprovação do governo. No início do ano, 39% dos entrevistados expressaram desaprovação, enquanto agora esse número subiu para 44%.

Ao observar a evolução das curvas de aprovação e desaprovação a cada 2 ou 3 meses, as oscilações permanecem dentro da margem de erro de 2 pontos percentuais. No entanto, ao analisar a trajetória ao longo de 12 meses, fica evidente uma tendência de estabilidade do governo.

Nos dados estratificados, a pesquisa mostra que a gestão petista possui uma paridade de aprovação entre homens e mulheres, com 46% em cada recorte, algo que não acontecia no Governo Bolsonaro, por exemplo. Por sua vez, Lula continua tendo ampla aprovação entre os menos escolarizados (55%) e de baixa renda (48%).

A pesquisa foi conduzida pelo PoderData, uma empresa do grupo Poder360 Jornalismo, por meio de recursos próprios. Os dados foram coletados através de ligações para celulares e telefones fixos, abrangendo 2.500 entrevistas em 244 municípios nas 27 unidades da Federação.

A margem de erro é de 2 pontos percentuais, e o intervalo de confiança é de 95%. Esses resultados destacam a dinâmica da percepção pública em relação ao governo Lula ao longo de seu primeiro ano de mandato.

Redação:
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.