Hoje foi promulgada a Emenda Constitucional 132/2023, que institui a reforma tributária, as mudanças aprovadas por senadores e deputados simplificam o sistema tributário do país, mas levaram mais de três décadas para serem amadurecidas. O evento foi realizado no plenário da Câmara dos Deputados.
E por isso mesmo o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), ficou muito emocionado durante a sessão, porém, nem mesmo esse momento histórico impediu que a oposição criasse caso e fizesse confusão.
Fontes no Congresso Nacional disseram que antes mesmo da confusão envolvendo Washington Quaquá (PT) que agrediu o deputado federal Messias Donato (Republicanos), Lira já estava irritado com a oposição.
Não seria a primeira vez que Lira perde a paciência com a “oposição TikTok” (como é chamada por Lira) recentemente. No mês passado Lira fez questão de dar uma bronca homérica no deputado mineiro Nikolas Ferreira (PL), cujo os motivos da carraspana ainda são desconhecidos.
Na confusão de hoje não faltaram vídeos de Nikolas promovendo a gritaria, o que pode acabar criando problemas para o deputado mineiro.
Quem conhece o deputado sabe que o vexame que a oposição lhe impôs num momento que seria histórico para a história do brasil e principalmente para a sua própria carreira política, dificilmente passará impune.
Essas mesmas fontes no Congresso Nacional afirmam que Lira ficou um misto de irritado com frustrado e que a chamada de atenção que deu no Plenário pode ser apenas o prenúncio do que ele poderá fazer nos bastidores e que Lira realmente se segurou muito ali.