O Congresso Nacional aprovou, nesta terça-feira (18), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o ano de 2024. A proposta foi aprovada na Câmara dos Deputados e no Senado. O texto aprovado foi o parecer do relator, deputado Danilo Forte (União Brasil-CE). O projeto segue agora para a sanção presidencial.
Além disso, o centrão conseguiu sequestrar o orçamento federal, capturando R$ 49 bilhões para emendas. Essa fonte de recursos certamente será usada pelo centrão para garantir a eleição ou reeleição de seus aliados ao redor do país.
A correria na véspera do recesso legislativo é reflexo do “jeito Lira” de tocar as coisas na casa. O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP), esperou até o último momento para negociar até o último minuto, tendo a vantagem de ter sequestrado uma das pautas mais importantes do governo.
Embora fosse possível escutar reclamações de parlamentares sobre a “correria” no Congresso e principalmente na Câmara, o clima era de absoluta paz no plenário, sinal de que, pela primeira vez desde o início do mandato do presidente Lula, os parlamentares de direita e centro-direita estavam “saciados”, por enquanto.
Fontes no Congresso Nacional confidenciaram à coluna que, de fato, finalmente o centrão está de “barriga cheia”, algo que até mês passado parecia ser impossível.
O governo bem que tentou evitar essa derrota, mas com o desequilíbrio de forças entre Executivo e Legislativo que perdura há uma década, não foi possível.
Perdem o governo, a sociedade brasileira e as excelentes políticas públicas formuladas por especialistas das pastas do governo.
carlos
20/12/2023 - 17h16
Os politicos do brasil sao os mais ladrso do mundo, e o adsalto é oficial alem dos privilegios de assistir a copa do catar com familia, e povo brasileiro pagar,querem ver uma o fundo partidario aumentou o dobro querem ver outro absurdo as emendas
de bancadas aumentaram pra os politicos comprsrem voto, no direito na direito na lei tem um principio que tratar os drsiguais de forma igual, mas centrao ninca esta satisfeito querem sempre mais o presidente da camara é um achacador ladrao. Enquanto os brasileiros chupando dedo.por isso eu digo eu nao vendo meu voto anulo,quem quisrr vender voto o preço é em dolar.