Nesta segunda-feira, às 10h, a sede da Procuradoria-Geral da República (PGR) em Brasília será palco da cerimônia de posse do novo procurador-geral, Paulo Gonet. O evento contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A aprovação de Gonet pelo plenário do Senado ocorreu na quarta-feira, 13, com 65 votos a favor e 11 contra, após uma sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Nesse mesmo dia, os senadores também deram o aval ao nome de Flávio Dino para o Supremo Tribunal Federal (STF).
Desde a saída de Augusto Aras, o cargo máximo do Ministério Público Federal era ocupado interinamente por Elizeta Ramos. A nomeação de Gonet foi oficializada por Lula e publicada no Diário Oficial da União (DOU) na tarde de sexta-feira (15).
Nascido no Rio de Janeiro, Paulo Gonet é graduado em Direito pela Universidade de Brasília (UnB), mestre em Direitos Humanos Internacionais pela Universidade de Essex (Reino Unido) e doutor em Direito pela UnB. Membro do Ministério Público Federal desde 1987, Gonet assumiu como subprocurador-geral em 2012.
Antes de sua nomeação como procurador-geral, Gonet ocupava o cargo de vice-procurador-geral eleitoral. Destaca-se seu papel como autor do parecer que defendeu vigorosamente a decretação da inelegibilidade de Jair Bolsonaro, relacionada à reunião realizada pelo ex-presidente com embaixadores no Palácio da Alvorada, em 18 de julho de 2022.
Patriotário
18/12/2023 - 10h07
Se fizer seu trabalho de forma correta, veremos muitos bozoloides lunáticos e criminosos cumprindo boa etapa no presídio. Essa horda de terroristas, vândalos cadelas, perderão o direito de espalhar merdha no planeta e atentatório contra a vida como fez os que queriam EXPLODIR BOMBA EM CAMINHÃO DE QUEROSENE, no aeroporto de Brasília.