Putin critica decisão de Milei em dolarizar a economia argentina

Sergey Guneyev, Sputnik

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, expressou hoje sua opinião sobre a recente decisão da Argentina de adotar o dólar como moeda oficial, uma medida proposta pelo recém-eleito presidente, Javier Milei. Durante a coletiva de imprensa anual que resume os resultados do ano, Putin considerou a ideia compreensível, dada a situação econômica desafiadora enfrentada pelo país sul-americano.

“Na Argentina, a inflação, creio eu, está em torno de 143%, então sim, tem muitos problemas, foi o que os líderes anteriores me disseram, relacionados ao pagamento dos fundos emprestados que a Argentina recebeu de várias fontes. Portanto, a lógica é compreensível. Mas isso é, obviamente, uma perda significativa de soberania do país”, comentou Putin em resposta a uma pergunta sobre a mudança para o dólar.

Putin destacou que a liderança argentina parece não ver outra saída diante dos desafios econômicos que enfrenta, observando que a decisão é deles. A medida visa enfrentar a inflação que atingiu números alarmantes nos últimos meses, ultrapassando os 160% em novembro de 2023.

Javier Milei assumiu a presidência da Argentina no domingo (10), após vencer a eleição presidencial de dois turnos. Ele começou sua campanha quando a taxa de inflação no país já estava em ascensão, atingindo quase 143% em outubro e chegando aos 161% em novembro.

A mudança para o dólar como moeda oficial marca uma significativa transformação na política monetária argentina e está gerando repercussões tanto nacional quanto internacionalmente.

Redação:
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.