Quem quer Tebet na justiça?

Foto: Agência Brasil

Fontes no Congresso Nacional afirmam que o líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT), é um dos principais interessados na nomeação de Simone Tebet para o Ministério da Justiça. Atualmente, a ministra ocupa a pasta do Planejamento.

Essa disputa faz parte de mais um capítulo do conflito silencioso entre o PT da Bahia e o PT de São Paulo, que perdura há todo este ano.

O cálculo é o seguinte: com Simone indo para a Justiça, a pasta do Planejamento ficaria vaga e poderia ser ocupada por um perfil oposto ao de Fernando Haddad (fazenda), visto como um fiscalista. O motivo seria as eleições municipais do próximo ano.

Guimarães, por ser deputado, está mais próximo das disputas regionais e dos candidatos. Por isso, está mais preocupado com as entregas do governo e dos impactos que a economia pode gerar na população. Ele faz parte do grupo que avalia que as entregas do governo não estão chegando na população, assim como outros membros do partido.

Haddad, por seu perfil mais fiscalista e objetivo de déficit zero nas contas públicas, acaba por entrar em rota de colisão com os objetivos regionais. Na avaliação de fontes na base do governo, Lula já está pensando em 2026 e ninguém está mais alinhado com Haddad do que ele.

Haddad está pensando no longo prazo, mas as eleições municipais são amanhã. É nisso que perduram os embates de alas do PT com o ministro. Por saberem do alinhamento de Lula com ele, acabam por transformar as críticas e acintes públicos em uma forma de fazer pressão.

Ninguém espera que Haddad seja demovido do cargo por conta das frituras sazonais que recebe de aliados, mas esperam conseguir sensibilizar o presidente e o ministro com suas urgências.

Já dizia o velho dito popular: “é a economia, estúpido!”

Cleber Lourenço: Defensor intransigente da política, do Estado Democrático de Direito e Constituição. | Colunista n'O Cafézinho com passagens pelo Congresso em Foco, Brasil de Fato e Revista Fórum | Nas redes: @ocolunista_
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.