Menu

Índice de confiança da indústria sobe em Novembro, diz IBGE

Na última terça-feira, o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV/Ibre) divulgou que o Índice de Confiança da Indústria (ICI) registrou um aumento significativo de 1,9 ponto em novembro, atingindo 92,7 pontos. Esta recuperação marca a primeira alta após quatro meses consecutivos de declínio, sinalizando uma possível inversão de tendência para o setor […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
DIVULGAÇÃO

Na última terça-feira, o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV/Ibre) divulgou que o Índice de Confiança da Indústria (ICI) registrou um aumento significativo de 1,9 ponto em novembro, atingindo 92,7 pontos. Esta recuperação marca a primeira alta após quatro meses consecutivos de declínio, sinalizando uma possível inversão de tendência para o setor industrial.

De acordo com Stéfano Pacini, economista do FGV/Ibre, a elevação do índice reflete uma percepção positiva da situação atual, impulsionada pela gradual melhora na demanda e pelo escoamento de estoques, que ainda estão distantes de uma normalidade plena. Pacini destaca que é prematuro determinar se esse aumento em novembro marca o início de uma nova tendência ou se representa uma acomodação após quedas anteriores.

No cenário macroeconômico, as taxas de juros e o endividamento estão começando a ceder, mas permanecem em níveis elevados, tornando difícil atribuir a esses movimentos algum impacto na percepção de demanda pelas empresas do setor industrial.

A Sondagem realizada pela FGV/Ibre indicou uma melhora na confiança em 11 dos 19 segmentos industriais pesquisados em novembro. Esse resultado positivo abrange tanto as avaliações sobre a situação atual quanto as expectativas para os próximos meses. O Índice Situação Atual (ISA) avançou 2,4 pontos, atingindo 93,3 pontos, enquanto o Índice de Expectativas (IE) registrou uma alta de 1,3 ponto, alcançando 92,1 pontos – a primeira desde junho passado.

Entre os quesitos do índice corrente, destaca-se o recuo de 5,2 pontos no indicador que mede o nível de estoques, situando-se em 107,1 pontos. O indicador de demanda atual avançou 1,6 ponto, atingindo 93,5 pontos, enquanto o indicador da situação atual dos negócios permaneceu estável em 94,0 pontos.

No que diz respeito às expectativas, houve melhorias em todos os indicadores. O índice de contratações aumentou 2,5 pontos, atingindo 96,8 pontos, e os indicadores que medem as perspectivas para a produção nos próximos três meses e a tendência dos negócios nos seis meses seguintes subiram 0,8 e 0,4 ponto, respectivamente, para 90,9 e 89,0 pontos. É importante observar que, apesar das melhorias, todos os componentes do IE permanecem abaixo dos 100 pontos.

O Nível de Utilização da Capacidade Instalada da Indústria (NUCI) permaneceu relativamente estável em novembro, registrando um aumento de 0,1 ponto percentual, alcançando 80,9%. Esses indicadores sugerem um cenário otimista para o setor industrial, indicando uma possível retomada e recuperação da confiança no mercado.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes