Agência Brasil – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, nesta terça-feira (12), da segunda reunião plenária do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS), o Conselhão. Durante a reunião, diversos grupos de trabalho apresentaram os principais resultados e recomendações debatidas ao longo do ano, que incluem uma série de medidas que dependem de recursos públicos, em áreas como agricultura, infância, meio ambiente e energia renovável.
Ao citar as propostas apresentadas, Lula pediu um estudo de viabilidade econômica e defendeu que o país não deixe de resolver seus problemas históricos por falta de investimento público.
“Nós precisamos fazer um estudo de viabilidade econômica de quanto será o investimento para a gente colocar essas coisas maravilhosas que vocês detectaram que é preciso fazer para o Brasil dar certo. Quanto vai custar a gente fazer esse investimento?”, disse o presidente Lula. “Não é decisão de mercado, não é apenas questão fiscal. É a gente discutir, nesse conselho, qual é o país que a gente quer para a próxima década. Porque se for necessário esse país fazer um endividamento para crescer, qual é o problema? Qual o problema de fazer uma dívida para produzir um ativo produtivo para esse país?”, acrescentou.
“Porque aí é que entra a decisão política. Se a gente vai dizer, como historicamente se disse, ‘é muito caro’. E a gente não pergunta quanto custa não fazer as coisas na época certa. A gente poderia ter resolvido muitos problemas, mas tudo é muito gasto e não pode fazer. Quanto custou a esse país não tomar as decisões na época certa? Quanto custou para esse país não fazer as coisas corretamente quando a economia crescia 14% ao ano na década de 1970”, insistiu o presidente.
Entre os grupos de trabalho que apresentaram resultados, as propostas tratam de temas como recuperação de áreas degradadas, criação de uma política integrada para a primeira infância, lançamento de um conjunto de polos tecnológicos de alto impacto, medidas de acesso ao crédito para micro e pequenas empresas de forma menos concentrada nos grandes centros urbanos, investimentos em transição energética e proteção da Amazônia, e enfrentamento das desigualdades.
Criado há 20 anos, mas com atividades interrompidas nos governos anteriores, o Conselhão foi reinstalado este ano para debater assuntos de interesse da população e propor políticas públicas para o governo federal. É formado pelo presidente Lula, pelo vice-presidente, Geraldo Alckmin, pelo ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e por outros 246 integrantes da sociedade.
De acordo com o ministro Alexandre Padilha, que coordena o colegiado, foram mais de 100 reuniões dos grupos de trabalho do Conselhão. Ele também falou sobre a reversão das expectativas econômicas desfavoráveis ao país.
“O Brasil, depois de sete anos, vai terminar 2023 com três coisas acontecendo ao mesmo tempo, que há sete anos não acontecia nesse país: crescimento econômico de 3%, inflação controlada e desemprego em queda, com a taxa de 7,6%, menos de 8%”, declarou.
EdsonLuiz.
13/12/2023 - 14h54
Lula e o PT afundaram o Brasil.
■■■■AFUNDARAM !
■A economia brasileira está estagnada desde 1982.
Sim, SÉRIO:: a média de crescimento da economia brasileira desde 1982 é muito baixa.
Mas com o Brasil na mão de Lula e do PT, a partir de 2003 a economia brasileira foi AFUNDADA !
■■■Deixar o Brasil na mão do PT levou as coisas a uma situação que TODOS podem ver::
=》Os anos do PT fermentaram um ambiente podre na economia (desculpem o termo, mas não dá para usar outro).
=》Este ambiente podre que surgiu com o Brasil na mão do PT levou o nosso país a ser MASTIGADO por incompetência e corrupção;
=》Quando chegou 2013 o Brasil PAROU por meses, conflagrado;
=》 E quando chegou 2014 uma recessão econômica gigante mostrou a cara. A recessão durou demoradissimos 8 trimestres e se constituiu na MAIOR recessão da história da nossa economia.
COMO ESTA TRAGÉDIA ECONÔMICA ACONTECEU?
EU CONTO::
■■■Foi assim que o PT fermentou a Tragédia Econômica Gigante::
=》 Passada a fase de saneamento da TRAGÉDIA ECONÔMICA anterior, deixada pela ditadura militar de 1964, saneamento que foi feito durante os governos Fernando Henrique…
… Lula assumiu um pais relativamente saneado e durante os primeiros anos de mandato Lula assinou um documento se comprometendo a manter as políticas do governo Fernando Henrique.
E Lula, surpreendentemente, cumpriu o compromisso assumido e manteve, no início de seu 1° mandato, a politica econômica do governo Fernando Henrique.
Com Lula e o PT, no início do seu 1° mandato, renunciando às loucuras econômicas que pregavam e mantendo a economia bem sucedida dos governos Fernando Henrique, este período -que vai de 1993 a 2006- constitui um periodo só, com uma só política econômica.
Foi um período um pouquinho melhor nestes últimos 40 anos, com menos loucuras de Lula e do PT na economia.
Este bom período…
… Comessa::
■ 1993 – Fernando Henrique assume o Ministério da Fazenda do governo Itamar Franco e consegue controlar a inflação;
… Passa por::
■1995 a 2002 – Fernando Henrique é eleito e reeleito presidente da República e faz várias reformas necessárias para o Brasil voltar a ter equilíbrio e superavit.
… E chega a::
■2003, quando Lula se elegeu presidente da República e na campanha assinou o documento se comprometendo a manter as políticas econômicas do governo Fernando Henrique.
O nome desse documento de que eu falo é a “Carta ao Povo Brasileiro” – procure na Internet.
■■■Mas depois disto, a partir deste período melhor da nossa política e da nossa economia, já no 2° mandato Lula, Dilma e o PT destambelharam, passaram a se beijar e se abraçar com ditadores do Oriente Médio e do resto da Ásia, com a Ditadura da China, de Cuba, da Venezuela e com todo tipo de ditadura…
…Lula e Dilma começaram a cometer todo tipo de loucura econômica e gastança…
…E a economia do Brasil DESABOU novamente em um buraco imenso e até hoje o Brasil nunca mais saiu do buraco…
…Até porque o governo Bolsonaro repetiu muitas das merdas (desculpem!) que o PT fez e faz, principalmente a orgia de gastos bem inúteis que Lula e Dilma chamam de investimento.
O BRASIL PRECISA SE LIVRAR DESTES DOIS POPULISTAS
■■O Brasil precisa colocar como meta de ano novo se livrar de Lula e Bolsonaro.
Se você se posiciona na extrema-esquerda:: assuma isso sem sentir vergonha e afaste-se de Lula e do PT, procure um partido coerente deste sabor ideológico que você gosta e vá ajudar a melhorá-lo e fazê-lo crescer;
Se você se posicionam na extrema-direita faça a mesma coisa e não sinta vergonha de ser de extrema-direita (Mas, por favor, não se transforme em um fascista). Abandone Bolsonaro, procure quem pensa como você e construa uma representação do sabor ideológico que vocês gostam.
Se você não é extrema-esquerda e sim de Direita, você tem a opção de abandonar Bolsonaro e ir para o Partido Novo ajudar a resolver os problemas que o Novo tem e se você é de Centro-Esquerda você pode abandonar Lula e ir para o Partido Cidadania ajudar a resolver os problemas que o Cidadania tem.
Mas não fique ligado a POPULISTAS.
■Os populistas, como Lula e Bolsonaro, não são NADA:: não são Direita, nem Esquerda, nem Centro-Direita, nem Centro-Esquerda, nem Extremos…
Populistas não são NADA !
■Os populistas são apenas corruptos e oportunistas!
EdsonLuiz.
13/12/2023 - 12h44
Se em 20 anos Lula e o PT só o que conseguiram foi voltar a desestruturar um Brasil que quando eles assumiram estava relativamente saneado, e o mais inexplicável é que desetruturaram o Brasil com o quadro mundial estando em um ciclo virtuoso que dificilmente vai se repetir…
… imagine o tamanho do desastre que Lula e o PT entregarão agora, com o Brasil estragado pelas administrações anteriores do PT, quadro de problemas que foram mantidos por Jair Bolsonaro e em alguns casos até agravado, com Bolsonaro cometendo os mesmos erros do PT e fazendo gastança irresponsável?