Com a inflação sob controle, o Brasil se encaminha para uma possível redução na taxa básica de juros, a Selic, na próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, agendada para quarta-feira, 13.
O Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, prevê um ajuste da Selic para 11,75% ao ano, indicando um corte de 0,50 ponto percentual. Esta semana promete ser decisiva para os mercados, com importantes decisões sobre política monetária tanto no Brasil quanto em outros grandes centros econômicos.
Além da reunião do Copom, o Federal Open Market Committee (Fomc) do Federal Reserve (Fed) nos Estados Unidos, o Banco Central Europeu (BCE) e o Banco da Inglaterra (BoE) também divulgarão suas decisões sobre juros, conforme informa o Infomoney.
Antes da decisão do Copom, um dos indicadores mais aguardados é o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de novembro, a ser divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O Bradesco projeta um aumento de 0,26% na comparação mensal. Esse índice desempenha um papel crucial na orientação das políticas monetárias e na projeção das tendências econômicas futuras.
Além do IPCA, a semana traz a divulgação de outros indicadores econômicos relevantes, como o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) pela FIPE, o relatório Focus do Banco Central e os números da balança comercial.
Na terça-feira, serão conhecidos os números do Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) de dezembro, apresentados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).
A quarta-feira se destaca não apenas pela decisão sobre a Selic, mas também pela divulgação da Pesquisa Mensal de Serviços e dos dados de Fluxo Cambial pelo Banco Central. A Pesquisa Mensal de Comércio, o índice IBC-Br de atividade econômica, assim como o IGP-10 de dezembro pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), completam a agenda econômica da semana.
No cenário internacional, após uma semana de ganhos nas bolsas dos EUA, o Fomc deverá manter a taxa de juros entre 5,25% e 5,50%. Dados importantes, como o índice de preços ao consumidor e o resultado fiscal de novembro, também serão divulgados nos Estados Unidos.
WWagner Indigo
11/12/2023 - 11h18
Não são mesmo os dois .
O verdadeiro imbecil está com a cabeça no tóba do avestruz …..
Fanta
11/12/2023 - 09h29
Quem preside o Banco Central não é nenhum desses dois imbecis da foto.