TASS – A situação na Faixa de Gaza é um problema para toda a humanidade, não apenas para o Médio Oriente, disse o presidente iraniano, Ebrahim Raisi, durante conversações com o líder russo Vladimir Putin em Moscovo.
“O bombardeamento [de Gaza] precisa de parar o mais rapidamente possível”, observou o presidente iraniano. “Hoje, isto representa um desafio não só para a nossa região, mas também para toda a humanidade”, acrescentou.
“Hoje, a humanidade sofre com ações unilaterais e um sistema internacional injusto. Podemos ver uma manifestação clara disso no que está acontecendo na Faixa de Gaza”, disse Raisi.
O presidente iraniano destacou que “um ato de genocídio e crimes contra a humanidade” estava ocorrendo na Faixa de Gaza. Ele enfatizou que as ações de Israel no enclave palestino mataram mais de 6 mil crianças. Segundo Raisi, “os EUA e outros países ocidentais estão a permitir estes crimes”. “É uma pena que as organizações internacionais, que deveriam proteger os direitos humanos, tenham perdido a sua eficácia; e tudo isto está a acontecer diante dos olhos de toda a comunidade global”, disse ele.
Na manhã de 1 de dezembro, o exército israelita acusou o movimento palestiniano Hamas de violar um cessar-fogo e anunciou o reinício das operações de combate na Faixa de Gaza. As autoridades palestinas culparam os EUA pela renovada agressão de Israel. Segundo o canal de televisão Al Hadath, o número de pessoas mortas em Gaza na actual ronda de violência ultrapassou os 17 mil.