Publicado em 08/12/2023
Por Zhang Yu Shuo
Yicai Global — Novos depósitos de lítio e manganês foram descobertos em Jiangxi, uma província no sudeste da China conhecida por suas reservas de minerais essenciais usados nas indústrias de metais não ferrosos e de novas energias.
Jiangxi gastou 1,4 bilhão de yuans (US$ 196,6 milhões) no último trabalho de prospecção, pesquisando 120 recursos minerais em toda a província, informou o China Natural Resources News em 6 de dezembro, incluindo ferro, cobre, tungstênio, estanho e terras raras.
Jiangxi adicionou 858 toneladas de minério de lítio, 1.013 toneladas de minério de manganês, 7,29 toneladas de minério de ouro e 270,91 toneladas de fluoreto de cálcio às suas reservas entre 2021 e o primeiro semestre deste ano, disse o relatório, proporcionando uma garantia de recursos para o construção de cadeias de abastecimento importantes para os setores de metais não ferrosos, novas energias e petroquímicos.
A demanda por lítio usado em novos veículos de energia e armazenamento de energia continua a crescer, disse Zhang Jiangfeng, vice-chefe da filial de lítio da Associação da Indústria de Metais Não Ferrosos da China, em um recente fórum do setor.
Até 2025, a produção e o consumo globais de lítio provavelmente aumentarão cerca de 30% ao ano, observou Zhang. Ele recomenda impulsionar a exploração e avaliação dos recursos nacionais de lítio, expandir as perspectivas para as reservas de lítio, melhorar a tecnologia de extração de lítio e reduzir os custos de produção.
Metade da produção mundial de lítio está centrada na Austrália Ocidental, e o país exporta 98% de seu lítio para a China, observou John Prineas, presidente executivo da St George Mining, com sede em Perth, no fórum. A China possui 60% do sal de lítio do mundo, 65% dos materiais de suas baterias de íons de lítio e 77% da capacidade de suas baterias, acrescentou.
Jiangxi foi responsável por 40% das reservas de lítio da China no ano passado, ocupando o primeiro lugar no país.
Edição: Martin Kadiev