Os senadores já foram avisados de que na próxima terça-feira (08), será instalada a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Braskem, fruto do esforço do senador Renan Calheiros (MDB) que estava determinado em apuração a situação envolvendo o afundamento do solo em Maceió (MA). A sessão será no plenário 3 do senado federal às 15 horas. Isso significa que de fato a comissão conseguiu as indicações mínimas para ser instalada na próxima semana. Ao todo, 9 senadores foram indicados para serem titulares das 11 vagas disponíveis.
A CPI enfrentou muitas resistências para que fosse instalada principalmente da bancada Baiana no senado, já que a Novonor (antiga Odebrecht) é acionista da Braskem e a empreiteira é muito forte no estado.
Além disso, conforme a coluna noticiou nas últimas semanas, um dos entraves para a instalação da comissão, segundo fontes no Congresso Nacional, era o senador Jaques Wagner (PT), também é possível notar que entre os indicados não há nenhum senador petista até o momento.
Segue a lista de indicados para a comissão:
Titulares:
- Renan Calheiros (MDB-AL);
- Omar Aziz (PSD-AM);
- Efraim Filho (União Brasil-PB);
- Rodrigo Cunha (Podemos-AL);
- Dr. Hiran (PP-RR);
- Wellington Fagundes (PL-MT);
- Eduardo Gomes (PL-TO);
- Jorge Kajuru (PSB-GO);
- Cid Gomes (PDT-CE).
Suplentes:
- Fernando Farias (MDB-AL);
- Magno Malta (PL-ES);
- Leila Barros (PDT-DF);
- Jayme Campos (União Brasil-MT);
- Cleitinho (Republicanos-MG).