Rádio Internacional da China – O presidente da China, Xi Jinping, encontrou-se na segunda-feira (4) em Beijing com o presidente da Bielorrússia, Alexander Lukashenko. Segundo Xi Jinping, a China sempre avalia as relações com o país de uma perspectiva estratégica e de longo prazo, apoia firmemente um desenvolvimento que se adéque às suas condições e opõe-se às intervenções de outras partes.
Xi Jinping disse que, no final de fevereiro, durante a visita prévia do presidente bielorrusso à China, as duas partes chegaram a um consenso sobre o desenvolvimento de alto nível de suas relações bilaterais.
Desde então, a confiança mútua entre os dois Estados tem sido consolidada e a cooperação tem sido reforçada. Ele ressaltou que a China está disposta a fortalecer a coordenação estratégica com a Bielorrússia. Atualmente, mais de 150 países estão participando da cooperação no quadro da Iniciativa Cinturão e Rota, e ele acolhe a participação bielorrussa.
O presidente chinês lembrou a implementação dos projetos como o parque industrial China-Bielorrússia, que promoverão a cooperação industrial entre os dois países, e destacou a importância da facilitação do transporte transfronteiriço e o intercâmbio econômico, comercial e de pessoas.
Além disso, a cooperação nas áreas de cultura, educação, saúde pública, esporte e turismo também vão promover o entendimento e amizade entre os dois povos. Xi Jinping destacou que a China e a Bielorrússia são forças importantes na reforma e construção do sistema de governança global; portanto, o país asiático quer melhorar a coordenação com o Estado bielorrusso nos mecanismos multilaterais e promover a construção de uma comunidade de futuro compartilhado.
Lukashenko afirmou que o sucesso da governança de Xi Jinping tem beneficiado várias partes, e pode ser uma boa experiência para outros países. Segundo ele, a Bielorrússia espera sinceramente que a China continue a tornar-se mais forte, já que isto trará benefícios para a causa mundial de paz e progresso. Seu país está firme em desenvolver as relações amistosas com a China e quer continuar aprofundando as cooperações de benefício mútuo.
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!