Sai a mais recente pesquisa IPEC e os números não são assustadores, mas reforçam que o governo precisa dar mais atenção para a própria comunicação.
Considerando que a margem de erro é de 2%, a avaliação positiva, que começou em 41%, agora está em 38%, estável. No entanto, é o índice de rejeição que está subindo. O governo começou o ano (março) com 24% e agora chega em 30%. É aí que mora o perigo.
Já a aprovação do presidente Lula, que em março era de 57%, agora chega em 51%. A desaprovação saiu de 35% (março) para 43%.
Esses números podem ser explicados por outro dado importante: a confiança no presidente. Em março, a confiança era de 53% e agora está em 48%. Entre os que não confiam, o salto também é expressivo, saindo de 43% (março) e chegando em 50%.
De qualquer maneira, Lula segue com uma aprovação entre os eleitores com menor escolaridade, embora também tenha caído por lá. Já no Nordeste, bastião petista, a aprovação é de apenas 50%.
27% dos eleitores acreditam que o presidente está tendo boas ideias, mas não está conseguindo colocá-las em prática. Outros 35% acreditam que o presidente está sendo pior do que esperavam.
Agora, quem acredita que a economia está pior do que há 6 meses atrás saiu de 29% na última pesquisa para 36% na pesquisa atual.
Isso deixa ainda mais evidente que o governo não está conseguindo fazer com que seus feitos cheguem a toda a avaliação. Com isso, também não está conseguindo trazer ex-eleitores do ex-presidente Jair Bolsonaro para seu lado, mesmo com os seguidos esforços problemáticos de conciliação.
A queda coincide também com o distanciamento com os benefícios e reajustes feitos pelo governo no começo do ano. No entanto, eles melhoraram a situação de uma parte da população que já se encontrava numa situação muito ruim. Por isso, acabam não sendo mais o suficiente.
E isso vai em linha com a última pesquisa Datafolha (lembre-se, pesquisas não se comparam). 57% dos entrevistados nela afirmaram que Lula fez mesmo do que esperavam que ele fizesse pela população. Os motivos dessas frustrações são os mais variados, de decisões econômicas até a forma como lida com forças armadas, oposição e até mesmo a relação com o Congresso Nacional.
Ainda de qualquer maneira, a luz vermelha não precisa ser acessa no Palácio do Planalto. No entanto, se as próximas pesquisas seguirem nesse ritmo, poderá sim entrar em desespero. No Datafolha, Lula tem 38% de aprovação em seu primeiro ano de mandato. Jair Bolsonaro tinha 30% no mesmo período.
De qualquer maneira, fica evidente a dificuldade de fazer com que a agenda econômica chegue na população em geral. Na visão das pessoas, o supermercado ainda está caro, os empregos pagam pouco e a situação não está boa. Paramos de falar sobre inflação? Sim, mas apenas isso não basta.
Ainda no final de novembro, o governo conseguiu os seguintes feitos:
- Ibovespa subiu 12,5% em novembro e teve o maior ganho mensal em 3 anos.
- Bolsa acumulou alta de 16%.
- Dólar caiu 6,9%.
- Desemprego ficou em 7%.
- Em 100 milhões de brasileiros com renda pela primeira vez na história.
Isso não chegou nas pessoas. Mas sabe o que chegou com força? A taxação de compras em aplicativos como Shein e Shopee. A economia precisa chegar onde ela não chegou ainda.
Enquanto isso, o governo segue patinando na comunicação, seja nas redes, seja em outras mídias. A agenda econômica é fundamental para o sucesso dos governos, principalmente para quem busca a reeleição. No entanto, ela não pode vir sozinha. É preciso que as pessoas saibam e sintam a economia no seu dia-a-dia. E nisso o governo parece ter dificuldades de fazer acontecer.
Cleiton do Prado Pereira
08/12/2023 - 09h30
Ibovespa subiu 12,5% em novembro e teve o maior ganho mensal em 3 anos.
Bolsa acumulou alta de 16%.
Dólar caiu 6,9%.
Desemprego ficou em 7%.
Em 100 milhões de brasileiros com renda pela primeira vez na história.
E tem PATRIOTÁRIO que posta isto como demérito do governo, porém o candidato del que perdeu ficou 4 anos fazendo carreatas, passeatas, motociatas, lancheatas e vendendo estatais a preço de bananas para os Árabes recebendo joias como propinas e o “MERCADO” como afirma ele, não propiciou o que ele escreveu, citado acima.
Cleiton do Prado Pereira
08/12/2023 - 09h22
Os articulistas esquerdistas do Brasil precisam aprender muito sobre políticagem, para chegarmos a condições de disputarmos com a DIREITALHA em condições de igualdade. Estas pesquisas fajutas, principalmente da Folha (ou vocês acreditam que nossa mídia é isenta e honesta?) Em especial O Globo, Folha e Estadão? Recomendo a todos lerem 10 vezes ao dia: “O velho, o menino e o burro” que traduz fielmente estas pesquisas.
Ronei
08/12/2023 - 09h13
So ladeira abaixo o Pilantra…como era masi que previsivel; todos os governos cujo unico fundamento é a exploração
da pobreza para chegar ao poder nascem mortos ou viram ditaduras.
Pobres brasilecos sem pé nem cabeça que continuam caindo na mesma ladainha para infantiloides analfabetos ha decadas….
Galinzé
07/12/2023 - 20h34
Este imbecil levou 1.330 pessoas de ferias para os Emirados Arabes, a maior comitiva entre as delegaçoes do mundo na tal de COP para fazer absolutamente nada, zero absoluto.
Tem retrato mais perfeito do sub desinvolvimento mental dos brasileiros ?
zulu
07/12/2023 - 20h30
Quem é o imbecil que investe no Brasil ?
Ugo
07/12/2023 - 20h23
Como assim…o Sr Miguel do Larapio disse poucos dias atràs que a economai estava indo bem e agora o nosso Clebinho diz que nao ta indo tao bem assim…
Em quem devomos acreditar nos comuns mortais ? Em quem foi para Brasilia e sentou na mesa para acertar uma graninha para fazer propaganda ou em ourto alguem ? To meio perdido…
Alias…quanto ta recebendo o nosso Miguel do Larapio de dinhiero publico (meu) para fazer propagando politica do governo ?
Os brasileiros ficaram sabendo que os blog de esquerda voltaram a receber dinheiro publico e seria serio e democratico saber quanto este site està recebendo, nao acham ?
Fanta
07/12/2023 - 20h18
Este “governo” é coisa mais retrograda, insossa, mais vergonhosa e patetica que o Brasil ja viu, nao ha um sequer estado que produz e cria um minimo de renda onde este porco ganhou as eleiçoes, serao mais 4 anos jogados no lixo ouvindo sempre as mesmas terceiromundices e a mesma retorica bananeira que somos obrigados a ouvir ha 30 anos.
Quem investe nao tem otimismo e nem confiança nestes comunistoides trogloditas apologista da desgraça que ja eram podres e ultrapassados nos anos 90.
***************************
Ibovespa subiu 12,5% em novembro e teve o maior ganho mensal em 3 anos.
Bolsa acumulou alta de 16%.
Dólar caiu 6,9%.
Desemprego ficou em 7%.
Em 100 milhões de brasileiros com renda pela primeira vez na história.
***************************
Isso tem a ver com o mercado e nao com governo, até onde se sabe o governo administra a coisa publica nao adminsitra a bolsa e nem os empregos privados mas sò os publicos. E aos brasileiros que nao trabalham na Faria Lima da bolsa e do dolar nao interessa nada.
Soltando o porco imundo e declarando presidente o mesmo o STF interrompeu o processo democratico do Brasil que deveria ter seguido seu caminho natural por vontade dos brasileiros e nao dos 4 canalhas com a toga preta (que sabem muito bem que o imundo é o unico sem vergonha e nem escrupolos capaz de explorar o analfabetismo, a ignorancia e a miseria do NE).
4 anos e dezenas de bilhoes jogados no lixo.