Críticas ecoaram na esfera virtual dirigidas a Merval Pereira após o jornalista da Globo News demandar uma postura mais ativa do governo brasileiro diante das tensões entre Guiana e Venezuela, buscando evitar possíveis repercussões nas esferas política e econômica do Brasil. Na plataforma X, as divergências em relação à opinião do comentarista escalaram para a seção “Assuntos do Momento”.
“Diagnóstico: ‘síndrome da desonestidade intelectual aguda’ para Merval! Ele negligencia o fato de que Lula já se posicionou, enviou Celso Amorim para dialogar com (Nicolás) Maduro, mobilizou o Exército para resguardar a fronteira e está programando uma reunião no Rio para discutir a situação entre Venezuela e Guiana. Sério, GloboNews?”, expressou um perfil.
Outro internauta salientou que “Celso Amorim já esteve na Venezuela entre a semana retrasada e passada para se reunir com Maduro e mediar a situação”. “Merval está desatualizado demais”. Um usuário na plataforma X declarou que Merval Pereira está “roxo de tanto se esforçar para culpar Lula”. “Que lamentável”.
Paralelamente, venezuelanos aprovaram um plebiscito para a anexação da região de Essequibo, atualmente pertencente à Guiana. Essequibo compreende dois terços do território guianense em uma área de quase 160 mil quilômetros quadrados.
Confira!