Publicado em 05/12/2023 – 22h30
Por Global Times
GT — A China revelou na terça-feira o projeto do maior navio porta-contêineres movido a energia nuclear do mundo, informou a mídia.
O Estaleiro Jiangnan, subordinado à China State Shipbuilding Corporation Limited, lançou oficialmente o projeto do navio porta-contêineres movido a energia nuclear da classe 24.000 TEU na Marintec China 2023, uma importante exposição marítima realizada em Xangai.
Isso marca uma conquista revolucionária do estaleiro no desenvolvimento de navios com emissões quase nulas, afirmam os relatórios.
Para atender às demandas de economia de energia e redução de emissões devido às mudanças climáticas, o Estaleiro Jiangnan tem explorado ativamente tipos de navios para remessas de contêineres e soluções em sistemas de propulsão e, aproveitando a energia nuclear limpa, utilizou uma tecnologia de reator de sal fundido de quarta geração.
O projeto tem altos padrões de segurança, já que o reator funciona sob alta temperatura e baixa pressão, evitando o derretimento do reator por princípio, afirmam os relatórios, observando que mesmo que ocorra um acidente de ruptura, o reator pode ser parado rapidamente para que não se espalhe.
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!