As futuras emissões de CO2 causarão mais 25% de aquecimento do que as emissões de CO2 atuais
Publicado em 04/12/2023
Climate and Capitalism — O resfriamento da estratosfera causado pelo CO2 faz com que aumentos subsequentes de CO2 tenham um efeito maior de retenção de calor.
Seria de esperar que o efeito do aumento da concentração de dióxido de carbono atmosférico (CO2) na temperatura média global do ar à superfície fosse constante, mas não é o caso. Um estudo publicado na revista Science mostra que o dióxido de carbono se torna um gás de efeito estufa mais potente à medida que mais é liberado na atmosfera.
Os investigadores utilizaram modelos climáticos e outras ferramentas para analisar o efeito que o aumento do CO2 tem numa região da alta atmosfera – a estratosfera – que os cientistas há muito sabem que arrefece com o aumento das concentrações de CO2. Eles descobriram que este arrefecimento da estratosfera faz com que os aumentos subsequentes de CO2 tenham um efeito de retenção de calor maior do que os aumentos anteriores, fazendo com que o dióxido de carbono se torne mais potente como gás de efeito estufa.
A quantidade de calor retido na atmosfera devido a um aumento proporcional de CO2, que os cientistas chamam de forçamento radiativo, há muito que é considerada uma constante que não muda com o tempo. Na verdade, duplicar a concentração atmosférica de CO2 aumenta o impacto de qualquer aumento de CO2 em cerca de 25%.
“Os aumentos futuros de CO2 proporcionarão um efeito de aquecimento mais potente no clima do que um aumento equivalente no passado”, disse o principal autor do estudo, Haozhe He, que concluiu o trabalho como parte de seu doutorado na Universidade de Miami. “Este novo entendimento tem implicações significativas para a interpretação das alterações climáticas passadas e futuras e implica que os climas com elevado CO2 podem ser intrinsecamente mais sensíveis do que os climas com baixo CO2.”
EdsonLuiz.
06/12/2023 - 16h55
■■■■Você é consciente sobre os problemas climáticos? Ou você é mais um doidivanas doutrinado por essa gente insana que fica dizendo ser “de esquerda” e “progressista”?
■De esquerda e progressista sou eu, embora hoje eu saiba que ideologia não explica nem define a vida.
=》Sou de esquerda, mas em quase tudo discordo do PT e de Lula, que para mim são apenas populistas, fisiológicos, atrasados e são parte do Centrão corrupto.
Com todo o drama ambiental que estamos vivendo, com o povo francês forçando seu presidente Macron a exigir responsabilidade ambiental de fazendeiros e de industriais, e mesmo assim os sindicalistas do PT e Lula ficam chamando as exigências ambientais de Macron e da França para assinarem o Acordo de “protecionismo” e querendo que o acordo comercial da Europa com o Merconsul permita vender produtos brasileiros na União Europeia sem atender às exigências ambientais emergentes.
■■■■O Acordo União Europeia-Merconsul foi desenhado há 23 anos, o mundo mudou muito e os desequilíbrios climáticos estão colocando em risco a vida no planeta.
O Acordo UE-Merconsul precisa ser atualizado especialmente quanto às exigências ambientais.
Mas Lula e o PT, para defenderem nossos industriais e latifundiários predadores, continuam falando besteira e agredindo o presidente da França.
■Depois, para enganar eles dizem que combatem latifundiários predadores, industriais atrasados e que são diferentes do Centrão.
EdsonLuiz.
06/12/2023 - 16h34
■■Com toda essa tragédia ambiental e o Brasil de Lula e do PT manobrando para autorizarem a exploração dessa porcaria de petróleo na Fox do Rio Amazonas e fazendo curriola com a OPEP de Vladimir Putin e do governo assassino da Arábia Saudita.