Declaração do Programa Alimentar Mundial sobre a crescente catástrofe humanitária em Gaza

m.z.gaza

O reinício das hostilidades em Gaza apenas intensificará a catastrófica crise de fome que já ameaça submergir a população civil.

Publicado em 05/12/2023

WFP — A pausa de sete dias nos combates permitiu ao Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas (PAM) e aos nossos parceiros alguma segurança para intensificar as operações de ajuda. Nesse período, conseguimos duplicar o número de pontos de distribuição fora dos abrigos e entregar alimentos em locais onde era impossível chegar, inclusive em algumas áreas do norte. O PMA alcançou aproximadamente 250 mil pessoas em apenas uma semana.

Tragicamente, este progresso desesperadamente necessário está agora se perdendo. Os novos combates tornam a distribuição de ajuda quase impossível e põem em perigo a vida dos trabalhadores humanitários. Acima de tudo, é um desastre para a população civil de Gaza, mais de 2 milhões de pessoas, cuja única tábua de salvação é a assistência alimentar.

Os humanitários devem ter acesso seguro, desimpedido e sustentado, para que possamos distribuir assistência vital em todo o território. Todas as partes devem cumprir as suas obrigações ao abrigo do direito humanitário internacional.

Mas só uma paz duradoura pode acabar com o sofrimento e evitar a iminente catástrofe humanitária em Gaza. O PAM apela a um cessar-fogo humanitário e insta todos os líderes a trabalharem com a máxima urgência para encontrar soluções políticas que possam acabar com o sofrimento das famílias de todos os lados deste conflito angustiante.

O Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas é a maior organização humanitária do mundo que salva vidas em situações de emergência e utiliza a assistência alimentar para construir um caminho para a paz, a estabilidade e a prosperidade para as pessoas que recuperam de conflitos, catástrofes e do impacto das alterações climáticas.

Cláudia Beatriz:
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.