Na terça-feira, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, surpreendeu ao admitir que o desempenho econômico do Brasil no primeiro ano do governo Lula superou suas expectativas iniciais.
LEIA: Haddad cobra participação do BC na recuperação da economia
Em um evento em Brasília, destacou que tanto o crescimento econômico quanto a geração de empregos apresentaram resultados mais positivos do que imaginava.
Campos Neto ressaltou que as previsões de crescimento do PIB foram superadas, e o mercado de trabalho mostrou uma recuperação mais rápida do que o previsto.
“O ano de 2023 foi bem melhor do que o esperado. Tínhamos projeções de crescimento de 0,5% e eu tive que escutar várias vezes ao longo do ano que o crédito iria colapsar, que o juros iria fazer as empresas quebrarem e o desemprego iria subir. Não aconteceu nada disso”, disse.
Apesar dos resultados positivos,o presidente do BC destacou a importância da colaboração entre as esferas fiscal e monetária para manter a estabilidade econômica, concluindo que ainda existem desafios e incertezas que requerem atenção contínua do governo e das autoridades econômicas.