O ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, Paulo Pimenta, afirmou hoje que os dados do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil no terceiro trimestre são uma sólida indicação de um crescimento econômico superior a 3% neste ano.
Durante uma transmissão ao vivo em Berlim com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Pimenta destacou o otimismo do Ministério do Planejamento, especialmente da equipe do ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
“Com isso, o Ministério do Planejamento, mas principalmente a equipe do ministro (da Fazenda Fernando) Haddad, estão vibrando porque isto é a garantia que o PIB esse ano cresce mais do que 3%”, destacou Pimenta.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o PIB do país teve uma expansão de 0,1% no terceiro trimestre em comparação com os três meses anteriores, marcando o terceiro trimestre consecutivo de crescimento após a queda de 0,1% no final do ano passado.
Haddad, ministro da Fazenda, expressou confiança no crescimento contínuo da economia, enfatizando que as medidas econômicas em discussão no Congresso fortalecerão ainda mais o cenário econômico.
“Com as medidas que estamos tomando no Congresso… eu acho que o brasileiro pode esperar uma economia cada vez mais forte”, disse Haddad.
LEIA: A confiança de Haddad no Congresso para fortalecer a economia
O governo tem focado em aprovar propostas para aumentar a arrecadação federal, buscando soluções diante do descompasso entre o crescimento econômico e a receita.
Aprovado no Senado, o projeto de taxação de offshores e fundos exclusivos é parte desse esforço, com expectativas de arrecadar mais de 20 bilhões de reais.
A reforma tributária, considerada a mais abrangente da história pelo ministro Haddad, também está em destaque, retornando à Câmara dos Deputados após aprovação no Senado. O governo almeja sua promulgação ainda neste ano.
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!