Global Times – Os ministros da Saúde da China, Japão e Coreia do Sul reuniram-se em Pequim, China, no domingo para retomar as suas primeiras conversações presenciais desde 2019, com os três lados emitindo uma declaração conjunta sobre a cooperação na resposta a doenças infecciosas e a cooperação futura.
A Décima Sexta Reunião Tripartida de Ministros da Saúde (THMM) analisou as conquistas da cooperação em saúde entre a China, o Japão e a Coreia do Sul. Conduziu intercâmbios aprofundados sobre as práticas e experiências dos três países em áreas como a preparação para emergências sanitárias para doenças infecciosas, o fortalecimento da resiliência dos sistemas de saúde de base, a promoção da cobertura de saúde do público e a melhoria dos serviços de cuidados aos idosos para promover a saúde. envelhecimento. A reunião também discutiu as perspectivas de colaboração entre as três partes nestas áreas.
A reunião aprovou uma declaração conjunta, após a qual as três partes China, Japão e Coreia do Sul assinaram conjuntamente um memorando de entendimento sobre cooperação em saúde.
Lei Haichao, vice-ministro da Comissão Nacional de Saúde (NHC) da China, participou na reunião e reuniu-se com as autoridades de saúde do Japão e da Coreia do Sul, assinando os memorandos de entendimento sobre a cooperação em saúde com o Japão e a Coreia do Sul, bem como um plano de implementação para cooperação no domínio dos cuidados a idosos com o Japão, para aperfeiçoar ainda mais a cooperação em domínios como a resposta a doenças infecciosas, a prevenção e o controlo de doenças não infecciosas, os cuidados de saúde digitais e os cuidados a idosos.
O mecanismo trilateral da Reunião de Ministros da Saúde entre a China, o Japão e a Coreia do Sul foi estabelecido em 2006 e é organizado, por sua vez, pelos três países.
Mais de 60 representantes dos departamentos de saúde da China, Japão, Coreia do Sul, da Região do Pacífico Ocidental da Organização Mundial da Saúde e do Secretariado de Cooperação Trilateral China-Japão-Coreia participaram da reunião.
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!